Síndrome do Pânico não Mata Crise Ansiedade Bacellart Psicólogo USP
Síndrome do Pânico não Mata – Transtorno de Ansiedade –
Nem provoca AVC, ataque cardíaco, etc* – contudo, vale a pena questionar seu médico:
Uma pergunta que é comum em quem está passando por um momento de síndrome do pânico ou ataques de ansiedade; sobretudo pela aceleração cardíaca, é se é possível morrer, ter avc ou uma internação séria. Não, síndrome do pânico não mata; se por acaso tenha ocorrido uma morte que foi comprovadamente causada pelo ataque de ansiedadeo; deve ser uma situação rara
É um exercício importante, comum e constante, para quem está em síndrome do pânico, lembrar-se disso, lembrar-se das experiências em que teve a sensação de ataque cardíaco e depois tudo coltou ao normal.
* Ou a chance é minúscula. Assim como é muito pequena (para a maioria das pessoas em saúde normal), ter um avc e ataque cardíaco;ou seja, se ocorrer algo desse tipo (probabilidade minúscula), não foi devido ao pânico, mas sim outros problemas.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Pelo fato de o pânico surgir em qualquer momento, imprevisto, isso deixa a pessoa muito insegura; devido a perceber profundamente, que não tem controle sobre si mesma. Alias, não termos controle sobre nós mesmos é uma questão básica: sem uso de substâncias químicas, não controlamos nossos rins, nossa química cerebral, nossa personalidade. Mesmo com uso de drogas/remédios, o “controle” é relativo. Quando digo que não controlamos nossa personalidade, quero dizer desde as questões mais básicas, como por exemplo escolha da preferência sexual, necessidade de afeto, necessidade de ter sentido em várias questões da vida, etc.
Conseguir aceitar que não controlamos o universo, as pessoas e nós mesmos, é um passo para lidar com o pânico, e mais: o esse “excesso de ansiedade”, pode também advir uma necessidade de controle, deixando a vida muito mais estressante de como ele é, afinal, são muitas coisas para se controlar, família, profissional, cuidados pessoais, etc. E além disso, tem sempre a insegurança de se algo vai realmente ser resolvido, e também as chateações com as frustrações.
Síndrome do Pânico não mata – Tratamento –
Sensação de Morte, de ataque cardíaco –
Mas obviamente precisa de cuidados psicológicos e médicos:
Se a síndrome do pânico foi desencadeada pelo excesso de solicitações (estresse), tanto externo mais sobretudo interno, então é um importante começo uma nova postura na vida, sem excessos insuportáveis, que desencadeiam também uma depressão.
Quanto a sensação de morte eminente, uma boa notícia: para quem se dedica seriamente a psicoterapia, e talvez com uso de remédios, a recuperação não é demorada. O que é mais demorado, é que para uma efetiva mudança, para não se repetir a síndrome de pânico futuramente, é desenvolver sua personalidade, sobretudo em possíveis inseguranças, ansiedades, necessidade de controle, desejo de realizar muitas tarefas e sempre.
Minha proposta de Psicoterapia –
Na proposta de cuidar de síndrome de Pânico:
Através do conhecimento de si-mesmo, vamos entender e traçar propostas mais conscientes para você fazer escolhas maduras. O que está relacionado as suas dificuldades, origem delas e outros pontos da vida que influenciaram seu crescimento / comportamento; suas facilidades (qualidades) e sua situação atual: profissional, afetiva, saúde psicológica e outras. – Assim teremos uma noção global de como você está e como mais a psicoterapia irá te proporcionar fortalecimento.
Em um relacionamento confiante e à vontade, consequentemente você se soltará mais para ser cuidado e eu também conseguirei melhor ajudá-lo em seu fortalecimento pessoal. Isso ocorrerá de acordo com suas preferências de terapia, que você veja mais sentido, como: psicoterapia do amadurecimento e/ou terapia comportamental TCC.
Visão Médica: Artigo Hospital A. Einstein
Bacellart Psicólogo Presencial ou Online – Brasileiro.
Abordagem – dependendo do analisando (paciente): amadurecimento (Winnicott) – Terapia Cognitiva Comportamental Positiva (TCC-P) – ou Fenomenologia Existencial (os sentidos do existir).
Desenvolvimento Profissional Terapêutico, meu método de uma mescla de ‘TCC com amadurecimento’.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e do Amor.
Aluno ouvinte convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUCSP (Zeljko Loparic) – por 8 anos
Consultório Av. Paulista 2001, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde.
Entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Notredame, Cassi, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!