Valor e Reembolso para Convênio Médico / Seguro Saúde:

Observação importante: Caso o Valor do seu Reembolso não cubra o da consulta; e você esteja em situação financeira difícil, informe-se comigo, como é possível chegar a um acordo em que sua psicoterapia ficará em um valor BEM confortável, fique tranquilo(a). 

 

     Para quem tem Seguro Saúde é casado(a/e) ou filho(a/e) de quem está nessa condição; muito provavelmente tem direito a saber e receber o VALOR E REEMBOLSO; através de recibo do psicólogo.

      Também, se for o caso; posso emitir recibo para I.R. imposto de renda.

     Muitos não sabem, mas seu seguro saúde reembolsa consulta de psicoterapia. Todos seguros saúde são obrigados por lei a reembolsar as consultas.

     O que é importante você saber inicialmente, é se seu plano de saúde e categoria reembolsa, procedimentos, valores e quantas por ano. Exemplo de seguros saúde: Bradesco, Sulamérica, Porto Seguro, Omint, Alianz, Lincx, Cassi, Itau, Unimed e Metrus.

     O valor do reembolso geralmente varia de 50,00 a 500,00. Essas informações somente com o SAC, aplicativo ou o corretor do seu seguro.

     Outra opção de recibo e reembolso é o concedido pela empresa; várias empresas (não posso citá-las) fazem isso, inclusive empresas de médio porte também concede o benefício.

     Há também uma outra opção de recibo e reembolso, que é dado por algumas empresas/instituições públicas como área juridica, etc. BC, CEF, Banco do Brasil – Cassi, Metrô – Metrus, etc.

Por lei, a empresa não é notificada que o colaborador está fazendo psicoterapia para se desenvolver.

Passos para saber o Valor e Reembolso da Psicoterapia:

Encaminhamento de médico:

 

  • Melhor de psiquiatra, mas pode ser outra especialidade.
  • A consulta pode ser por telemedicina (vídeo), depois o médico envia a foto por whatsapp. Alguns preferem enviar por “receituário eletrônico / Memed, não recomendo pois aparece a data, exceto se for de uma forma que não apareça a data, depois explico o motivo da questão da data.
  • O encaminhamento, pode ser em um receituário simples, ou mesmo em um sulfite. 
  • Precisa constar: ‘Encaminhamento’ para ‘Psicoterapia’ ou ‘Tratamento com psicólogo/psicológico’.
  • O nome completo do segurado.
  • No do CID (F33.1, depressão, pânico, etc).
  • NÃO DATAR.
  • Assinatura.
  • Se não carimbar precisará o número do CRM.

     – Feito isso, com o recibo do psicólogo, é encaminhado para o seguro saúde; (Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Omint, Lincx, Cassi, BB, Caixa, Metrus etc), e aguardar o depósito em sua conta corrente. Se necessário, como pode demorar algumas semanas o reembolso, o acerto pode ser feito por cartão de crédito.

     Todos seguros saúde (convênio médico) seguem corretamente a lei, contudo, desde que sigam as regras. Nunca tive nenhum problema com seguro saúde; mas lembro que informações sobre valor, apenas com sua seguradora, corretor, SAC ou APP.

     Espero que sua empresa tenha essa visão da importância na saúde do funcionário, boa sorte!

 

Questão emocional relativo a valores financeiros:

     Para além da questão financeira real do analisando (paciente), é fundamental o valor que este dá para o desenvolvimento do seu EU (personalidade). Muitas vezes é uma situação constrangedora resolver a questão do valor, por isso a importância de você ficar à vontade. Infelizmente não é um valor acessível para a grande maioria dos brasileiros, mas o reembolso ajuda muito.

 

Qual o valor da consulta?

É importante você ter um minutinho e ler os 5 pontos abaixo para facilitar o acordo que chegaremos:

   

1 – O quanto que valoriza desenvolver sua personalidade – principalmente as emoções, mas também profissionalmente, etc; e assim ter um amadurecimento para pontos que não cresceram a contento; bem como um saudável entusiamo geral para a vida.

2 – Valor que reembolsam. Caso você esteja em dificuldades financeiras, e o reembolso não cubra o valor da consulta; e isso possa ser um impeditivo para seu desenvolvimento pessoal, informe-se comigo sobre a possibilidade de como você ter a oportunidade sem problemas.

3 – Condição financeira.

4 – Valor do reembolso – caso o reembolso seja de valor baixo, favor me consultar para ver como melhorar essa situação.

5Se terá consulta 1 ou 2 vezes na semana.

O melhor é conversarmos para decidirmos – Clique no “botão” WhatsApp para ser informado do valor, a importância.

PS: “Seja qual for o valor, será fechado um pacote fixo mensal, mesmo que o mês tenha 5 semanas”.

 

– Terapia de casal ou familiar: Mesmo valor.

– Avaliação Psicológica / Laudo para afastamento (‘entrar na Caixa’, depressão) cirurgia (vasectomia, bariátrica), etc. A combinar, dependerá de quantas consultas e quanto tempo para a elaboração do documento, vou te ajudar!

 

 

 

Um Abraço.

Dr. Bacellart Psicólogo USP