Preciso tomar remédio para Depressão? – Bacellart Psicólogo

Preciso tomar remédio para Depressão?

Depressão, Existência e Maturidade:

     Preciso tomar remédio para Depressão? Se a pessoa não se desenvolveu bem entre uma fase e outra, teve seu amadurecimento comprometido. Logo, independentemente das dificuldades típicas que uma pessoa em depressão tem para buscar ajuda; não apenas com psicólogo, mas se necessário, aceitar, durante o momento depressivo; sua personalidade também não colabora com ela. E isso porque, por estar pouco amadurecida, experimenta tendência a não aceitação do curso da vida; não sabe lidar com adversidades, não admite que as situações sejam diferentes daquilo que ela entenda ser o correto ou o devido. Sente-se injustiçada, abandonada, revolta-se com o universo.

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

     Para ilustrar, utilizo-me de um caso hipotético (mas não distante da realidade) de como uma pessoa pouco amadurecida pode entrar em depressão: Exemplo: um adulto (idade cronológica de 32 anos) tem um desentendimento com seu(sua) companheiro(a) amoroso(a); e em detrimento do diálogo, começa a fazer birra, como uma criança, ou então entrega-se a uma triste impotência adolescente. Não obtendo êxito através desses comportamentos, demonstra maior dificuldade para lidar com a situação que se apresenta, mesmo que seja para manter a calma. Quando a situação não retoma o estado que imagina ser o correto e confortável; de acordo com seu mundo (ser, ‘eu’, identidade) deprime-se. Uma personalidade amadurecida privilegiaria o diálogo, a espera, a capacidade de ouvir o(a) outro(a) e até mesmo a admissão de estar equivocado(a) em alguns pontos. A conciliação seria viabilizada e, muito provavelmente, a depressão nem se instalaria.

Preciso tomar remédio para Depressão?

– Preconceito com remédio:

     O colega Drauzio Varella escreveu: “quadros leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico”; ou seja nos médios e graves o uso concomitante com remédios ajudam. Muitas pessoas não gostam de medicar-se; para esses resumidamente digo que: Você está se esforçando, ou melhor, conseguindo ter um mínimo de ânimo para cuidar de todas as formas, de modo que sente que está lidando bem com seu momento depressivo? Caso também não queira cuidar-se em psicoterapia, foi bem orientado de que tipo do que aconteceu com você, e o que é melhor fazer? Por vezes o descanso, diminuição de atividades, diminuição de responsabilidades é uma forma de cuidar também. Caso o indivíduo esteja em uma situação de que esteja bem encaminhado para sua recuperação sem psicoterapia e/ou sem remédios, então parabéns, talvez nem seja uma depressão, mas um momento de grande tristeza.

Artigo relacionado: Medicar-se –

Psicólogo não é médico: Psicólogo cuida do desenvolvimento da personalidade; médico cuida do cérebro e outras funções fisiológicas.

Eu parabenizo quem procura terapia nesse momento tão difícil da vida; e, se necessário for, aceitar de bom grado.

Continuação: Antidepressivo, como saber se precisa:

Preciso tomar remédio para Depressão? É um artigo de Bacellart Psicólogo.

Bacellart Psicólogo

Abordagem: Fenomenologia existencial (heidegger) e Psicanalista do amadurecimento de Winnicott. Se necessário, orientação comportamental de terapia breve e coach/coaching desenvolvimento profissional, pessoal e do amor.

Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Especialista em depressão, desenvolvimento profissional, casamento e namoro.

Consultório Av. Paulista 2001 cj 1701. localidades próximas: Jardins, Cerqueira César, Bela Vista, Jardim Paulista, jardins. Estação Metrô Consolação ou Masp/Trianon e Brigadeiro.

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.

Preciso tomar remédio para Depressão?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *