Terapia Online Skype WhatsApp Psicólogo – Bacellart USP
Terapia Online Skype WhatsApp Psicólogo –
Psicoterapia por aplicativo de vídeo:
Terapia Online Skype WhatsApp Psicólogo Claudio Bacellar Cazão, CRP 45865 de S.P. Escrevi o artigo Saudade/Nostalgia, estranheza e Resiliência, devido à sugestão de uma amiga que mora em Boston e convive com brasileiros, resolvi oferecer atendimento psicológico online, de acordo com normas do Conselho Regional de Psicologia, CRP.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Saudade/Nostalgia, Estranheza e Resiliência.
Caros conterrâneos, saudações aqui do Brasil.
Saudade é uma tristeza devido à distância de um ente querido, vivências ou lugar e tem origem no latim. Há uma lenda de que o vocábulo Saudade existe apenas no idioma português, contudo existem similares em outras línguas. Na língua inglesa, uma próxima é Longing, mas me parece que a expressão mais usada é “i miss you”.
Nostalgia, que guarda certa semelhança com Saudade, diz mais respeito à melancolia/depressão pelo afastamento da terra natal.
É natural, para quem se afastou de experiências familiares (isto inclui tudo que é íntimo, que se conhece, que está adaptado), sinta, em maior ou menor grau: angústia, depressão, falta.
E aqui, não me refiro apenas a pessoas de vínculos afetivos fortes, o clima e as praias. Mas também a coisas “bobinhas” como guaraná, pão de queijo ou o famoso “jeitinho brasileiro”.
Psicoterapia online dá certo!
Estranheza / Angústia / Vivendo em outro País ou mesmo aqui:
Mesmo estando em nossa pátria, O ‘estranho’ é o ‘estrangeiro’, é esse quem nos causa incômodo. Aqui me refiro a qualquer coisa que possa causar medo, desconforto, perturbação no seu mundo pessoal. Por exemplo uma pessoa que, devido à sua cultura, coma cachorro. Em um mundo cada vez mais diversificado culturalmente, já vi estranheza de Parisiense em relação à pessoa ao lado, que pelo sotaque denotava ser do sul do país.
Somemos saudade/nostalgia e estranheza: Há também a chateação pela falta do sentir-se à vontade no que é comum desde criança, aquele sentimento do ‘estar em casa’! Na filosofia existencial, uma das formas de entender a angústia (vazio, falta de sentido) é a estranheza por sentir-se ‘fora de casa’.
Terapia Online Skype WhatsApp Psicólogo ou Hangouts –
Psicoterapia online dá funciona!
Atualmente, ao menos no Brasil, sobretudo no mundo corporativo, a palavra Resiliência ganhou destaque devido à capacidade de adaptabilidade do indivíduo. O exemplo mais comum, é o do bambu, que mesmo rígido, se enverga numa forte ventania e depois retorna ao ponto original.
Quanto maior a maturidade da pessoa, mais naturalmente ela se adapta às condições adversas, saudade/estranheza, não apenas por morar em local distante da terra natal, mas para tudo: relação afetiva, profissão, filho, saúde, questão financeira, saber envelhecer, etc.
Estar disposto ao desenvolvimento pessoal (todos temos pontos não tão bem amadurecidos), é um grande passo.
Para Consultar psicólogo ativo no CRP (Conselho Regional de Psicologia), o meu nº é 45865
Falta de tempo para uma psicoterapia presencial, mesmo morando em São Paulo Capital.
Minha proposta de Psicoterapia –
Autoconhecimento, amadurecimento e desenvolvimento da personalidade:
Através do conhecimento de si-mesmo, vamos entender e traçar propostas mais conscientes para você fazer escolhas maduras. O que está relacionado as suas dificuldades, origem delas e outros pontos da vida que influenciaram seu crescimento / comportamento; suas facilidades (qualidades) e sua situação atual: profissional, afetiva, saúde psicológica e outras. – Assim teremos uma noção global de como você está e como mais a psicoterapia irá te proporcionar fortalecimento.
Em um relacionamento confiante e à vontade, consequentemente você se soltará mais para ser cuidado e eu também conseguirei melhor ajudá-lo em seu fortalecimento pessoal. Isso ocorrerá de acordo com suas preferências de terapia, que você veja mais sentido, como: psicoterapia do amadurecimento e/ou terapia comportamental TCC.
Bacellart Psicólogo – Psicoterapeuta – atendimento presencial ou on-line, whatsapp, skype, hangouts
Abordagem – dependendo do analisando (paciente): Psicanalista do amadurecimento (Winnicott) – Terapia Cognitiva Comportamental Positiva (TCC-P) – ou Fenomenologia Existencial (os sentidos do existir).
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Coaching do Amor.
Aluno ouvinte convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), por 8 anos, de 1997 a 2003.
Consultório Av. Paulista 2001, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde.
Entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Notredame, Cassi, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!