Rivotril Funciona? Psiquiatra. Dependência e Efeitos – Bacellart Psi

Rivotril Funciona? Psiquiatra –

Dependência de Rivotril ocorre após 3 meses:

     Rivotril Funciona? Psiquiatra. O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, professor na Unifesp e coordenador da Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas), alerta que três meses de uso do Rivotril já são suficientes para criar uma dependência da droga. Para ele, a falta de fiscalização no comércio do remédio, o baixo preço e um possível “conluio” da indústria com o mercado poderiam explicar o sucesso do remédio no Brasil, que não se repete em outros países. A Roche, fabricante do Rivotril, informa que o remédio faz sucesso porque é eficaz e barato. Também diz que, como a droga está há muito tempo no mercado, não há ações de marketing. A seguir, trechos da entrevista à Folha.

Venda de calmante dispara no Brasil
“Não vivo sem o meu Rivotril”, diz vendedora

     Folha – A que o sr. atribui esse aumento do uso de Rivotril?

   Ronaldo Laranjeira – Temos uma vigilância sanitária muito falha no Brasil. Duvido que essa quantidade de prescrição seja legítima. Nos países desenvolvidos, a tendência é de diminuição dos benzodiazepínicos. A prescrição médica é mais rigorosa e fiscalizada, o que não acontece por aqui. É curioso saber também por que o Rivotril se destaca entre todos os benzodiazepínicos, coisa que não acontece lá fora.

Rivotril Funciona? Psiquiatra –

Fama do remédio:

     Você tem alguma suspeita?

    A gente pensa em algum conluio, em alguma colaboração da própria indústria com esse mercado ilegítimo ou cinza de venda do medicamento. Mas é só suspeita.

    O fato de ser um remédio muito barato também ajuda?

    Sem dúvida. A falta de controle na fiscalização e o baixo preço facilita o uso de qualquer droga. Por que no Brasil os opiáceos não são problema? Porque o controle é rigoroso e o preço é alto.

    E quais os problemas reais que esse remédio causa?

    Eles são hoje a principal causa de queda em idosos nos EUA. Os profissionais têm medo de prescrever e ser processados depois. Também não há indicação médica para seu uso regular. A maioria dos usuários no Brasil são crônicos, dependentes, às vezes de baixa dose. A pessoa pode ficar dependente e não necessariamente fazer uma escalada da droga. Pode usar um comprimido de Rivotril por dez, 20, 30 anos e ficar só naquela dose.

    Em quanto tempo a pessoa se torna dependente?

    Em geral, após três meses.

    E o que fazer se quiser parar?

    Tem que ir diminuindo aos poucos a dose, por um período de seis semanas. Se parar de uma vez, tem risco de convulsões, de mal-estar. Mas, se a pessoa tem outros transtornos, precisa de avaliação.

Você encontrou esse artigo pois procurou por: Rivotril Funciona? Psiquiatra.

Rivotril Funciona? Psiquiatra

LINK da reportagem.