Qual é o Amor Certo – Bacellart Psicólogo USP – Terapia

Qual é o Amor Certo, decidir:

     Como saber qual é o amor certo, e encontrá-lo é algo que requer um empreendimento sério, dedicado e geralmente demorado. Cada vez mais queremos um(a) parceiro(a) compatível, afinidades, valores, maturidade; afinal se almeja um relacionamento saudável, sobretudo após experiências pessoais negativas e de conhecidos também.

     Até um bom tempo atrás, anos oitenta, cidades ou famílias tradicionais; não precisava tantas compatibilidades para casar-se (morar junto) e terem filhos. “Homem trabalhador” e “mulher honesta, criada para casar” de preferência religiosos, já era o suficiente, isso mudou muito; sobretudo a questão de divórcio e conhecer melhor a pessoa para iniciar um namoro.

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

     Atualmente é mais comum um relacionamento pouco compromissado, até para ficar com alguém existe graduações: ficando inicialmente; ficando sem saber se encontrará no fim de semana, ficando com mais certeza que verá a pessoa nas folgas, até chegar a algo como ficando e não tendo outro ficante – algo semelhante a um namoro leve. Esse tipo de situação pode ser boa ou não. As incertezas, quando alguém quer algo mais firme e não sabe da posição da outra pessoa, podem gerar ansiedades, angústias; contudo, por outro lado, o fato de não haver um compromisso forte e decidido, pode deixar a ambos numa situação menos densa e pesada. Ou seja, para saber qual é o amor certo; se ambos conseguirem conciliar desejo/expectativa/conhecer com calma, estarão rumo a uma boa oportunidade de conhecerem alguém para um relacionamento saudável.

     Definir qual é o Amor Certo (ficante, namoro, casamento) é um empreendimento, e devido as dificuldades de:

     1 – Ter a oportunidade de conhecer alguém disponível.

     2 – Conhece uma pessoa que chama a atenção e essa pessoa também interessar-se por você.

     3 – Durante o processo de ir conhecendo (amizade / ficar); ir avaliando a pessoa e constatar que está evoluindo a relação.

     É fundamental ter paciência para encontrar amor, é um processo, caso contrário se queixará que só tiveram uma relação sexual e a pessoa foi embora; ou que curtiram muito um período e acabou também (passeios/sexo/eventos artísticos/gastronomia são sempre bons e fáceis de levar); o que é preciso e perceber o quanto consegue conversar com a pessoa, o quanto sente-se à vontade em abrir-se. Afinal, quanto mais se consegue trocar ideias, se expor; mais a relação se desenvolve, mais forte o vínculo fica, mais você conhece quem compartilha da sua cama.

O que eu realmente quero: como saber qual é o amor certo no meu caso?

     Quais minhas prioridades? – Aparência física – Posição social – Bom relacionamento sexual – Confiança total que não será traída(o)… Essas questões são o suficiente para você envolver-se firme com uma pessoa, querer construir/compartilhar seu futuro com ela? Enfim: Qual é o Amor Certo?

     Sentir-se à vontade, ter um bom diálogo (abertura), afinidades diversas e, sobretudo, sentir o outro como um porto seguro; pela minha experiência são os tópicos que mais ajudam a pessoa a ter um relacionamento saudável.

Na prática, como faço para encontrar amor?

     Conhecer uma pessoa como em um filme, por exemplo “Closer”, ao se atravessar uma rua, é algo que pode acontecer em 1% das situações. Geralmente, pela convivência, se conhece no trabalho, estudos, cursos, festas de família e amigos. Conhecer e ter um caso com alguém que se conheceu em local de diversão, é fácil; o difícil é que prossiga para um relacionamento mais forte e duradouro, como geralmente se quer; até porque geralmente o que uniu o casal nessa situação muitas vezes tem a ver com beleza e poder aquisitivo; além disso a pessoa capricha para ser uma companhia agradável no momento.

     Há alguns anos, tenho escutado histórias boas de encontrar um relacionamento afetivo através de sites de encontros, mas sites onde tenha uma descrição o mais minuciosa possível da pessoa; além disso, o usuário também precisa paciência; por exemplo, se o homem deseja sexo rápido e a mulher ou outro homem procurar satisfazê-lo, sabe que é arriscado que a relação se prolongue, além disso, se é uma pessoa ansiosa que quer encontro sexual rapidamente, ou mesmo encontrar-se em local público, já é um sinal de que é uma pessoa que não tem a capacidade de esperar. Enfim, a seleção do(a) candidato(a) já começa nos primeiros emails.

Artigos Relacionados: Crescimento na Relação – Relacionamento Maduro 

Boa sorte aos novos casais!

Qual é o Amor CertoVamos ajudar doando conhecimento? 

Bacellart Psicólogo

Abordagem: psicoterapia fenomenologia existencial (Heidegger) e simpatia pela Psicanálise do amadurecimento de Winnicott. Se necessário, orientação comportamental de terapia breve.

Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Especialista em depressão, casamento e namoro.

Consultório Av. Paulista, Jardins, Cerqueira César, Bela Vista, Jardim Paulista. Metrô Consolação ou Masp/Trianon.

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal. Qual é o Amor Certo

Envie sua avaliação