4 ONLINE FUNCIONA!

Terapia online funciona!

     O contato humano é precioso, na psicoterapia ele faz parte do desenvolvimento pessoal, profissional e afetivo. Os atendimentos online estão dando certo, mas o calor humano de uma consulta já é terapeutico, terapia online funciona!

     Peço que o presencial seja ao menos a cada 1 ou 2 meses para quem mora longe. Parece que nos acostumamos a não pegar trânsito e as vezes desanima os deslocamentos para o atendimento presencial, mas é muito importante se possível. 

     Claudio Bacellar Cazão, CRP 45865 de S.P. Escrevi o artigo Saudade/Nostalgia, estranheza e Resiliência, devido à sugestão de uma terapeutizanda que mora em outro país e convive com brasileiros, resolvi oferecer atendimento psicológico online, de acordo com normas do Conselho Regional de Psicologia, CRP.

     Muitas pessoas estão trabalhando de casa, aumentou a demanda por consultas por vídeo (alguns se acostumaram), mas o melhor sempre será presencial. 

Saudade/Nostalgia, Estranheza e Resiliência.

     Caros conterrâneos, saudações aqui do Brasil.

     Saudade é uma tristeza devido à distância de um ente querido, vivências ou lugar e tem origem no latim. Há uma lenda de que o vocábulo Saudade existe apenas no idioma português, contudo existem similares em outras línguas. Na língua inglesa, uma próxima é Longing, mas me parece que a expressão mais usada é “i miss you”.

     Nostalgia, que guarda certa semelhança com Saudade, diz mais respeito à melancolia/depressão pelo afastamento da terra natal.

     É natural, para quem se afastou de experiências familiares (isto inclui tudo que é íntimo, que se conhece, que está adaptado), sinta, em maior ou menor grau: angústia, depressão, falta.

     E aqui, não me refiro apenas a pessoas de vínculos afetivos fortes, o clima e as praias. Mas também a coisas “bobinhas” como guaraná, pão de queijo ou o famoso “jeitinho brasileiro”.

 

Terapia online funciona!

 Estranheza / Angústia / Vivendo em outro País ou mesmo aqui:

     Mesmo estando em nossa pátria, O ‘estranho’ é o ‘estrangeiro’, é esse quem nos causa incômodo. Aqui me refiro a qualquer coisa que possa causar medo, desconforto, perturbação no seu mundo pessoal. Por exemplo uma pessoa que, devido à sua cultura, coma cachorro. Em um mundo cada vez mais diversificado culturalmente, já vi estranheza de Parisiense em relação à pessoa ao lado, que pelo sotaque denotava ser do sul do país.

     Somemos saudade/nostalgia e estranheza: Há também a chateação pela falta do sentir-se à vontade no que é comum desde criança, aquele sentimento do ‘estar em casa’! Na filosofia existencial, uma das formas de entender a angústia (vazio, falta de sentido) é a estranheza por sentir-se ‘fora de casa’.

 

Terapia online funciona!

   Atualmente, ao menos no Brasil, sobretudo no mundo corporativo, a palavra Resiliência ganhou destaque devido à capacidade de adaptabilidade do indivíduo. O exemplo mais comum, é o do bambu, que mesmo rígido; se enverga numa forte ventania e depois retorna ao ponto original.

     Quanto maior a maturidade da pessoa, mais naturalmente ela se adapta às condições adversas; saudade/estranheza, não apenas por morar em local distante da terra natal, mas para tudo; relação afetiva, profissão, filho, saúde, questão financeira, saber envelhecer, etc.

    Estar disposto ao desenvolvimento pessoal (todos temos pontos não tão bem amadurecidos), é um grande passo.

 

Para Consultar psicólogo ativo no CRPSP (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo SP), o meu nº é 45865.

Dr. Bacellart Psicólogo USPEspero Ter ajudado!

Você encontrou essa página pois procurou por Psicólogo Presencial Av Paulista Metrô Consolação Trianon MASP.