Presencial Av Paulista ou Online

Presencial Av Paulista ou Online – 

Estou Vacinado.

Dá certo, Vale a Pena Tentar! 

     O contato humano é precioso, na psicoterapia ele faz parte do desenvolvimento pessoal, profissional e afetivo. Os atendimentos online estão dando certo, mas o calor humano de uma consulta já é terapeutico. Presencial Av Paulista ou Online.

     Estou vacinado e tomo todas as precauções e protocolos em relação ao covid. Peço que o presencial seja ao menos a cada 1 ou 2 meses para quem mora longe. Parece que nos acostumamos a não pegar trânsito e as vezes desanima os deslocamentos para o atendimento presencial, mas é muito importante se possível. 

     Claudio Bacellar Cazão, CRP 45865 de S.P. Escrevi o artigo Saudade/Nostalgia, estranheza e Resiliência, devido à sugestão de uma terapeutizanda que mora em outro país e convive com brasileiros, resolvi oferecer atendimento psicológico online, de acordo com normas do Conselho Regional de Psicologia, CRP.

     Agora, em 12 de março de 2020, início das restrições do Covid em São Paulo SP; muitas pessoas estão trabalhando de casa, aumentou a demanda por consultas por vídeo, mas o melhor sempre será presencial. 

Saudade/Nostalgia, Estranheza e Resiliência.

     Caros conterrâneos, saudações aqui do Brasil.

     Saudade é uma tristeza devido à distância de um ente querido, vivências ou lugar e tem origem no latim. Há uma lenda de que o vocábulo Saudade existe apenas no idioma português, contudo existem similares em outras línguas. Na língua inglesa, uma próxima é Longing, mas me parece que a expressão mais usada é “i miss you”.

     Nostalgia, que guarda certa semelhança com Saudade, diz mais respeito à melancolia/depressão pelo afastamento da terra natal.

     É natural, para quem se afastou de experiências familiares (isto inclui tudo que é íntimo, que se conhece, que está adaptado), sinta, em maior ou menor grau: angústia, depressão, falta.

     E aqui, não me refiro apenas a pessoas de vínculos afetivos fortes, o clima e as praias. Mas também a coisas “bobinhas” como guaraná, pão de queijo ou o famoso “jeitinho brasileiro”.

 

Presencial Av Paulista ou Online –

 Terapia por vídeo não é o ideal mas ajuda muito!

Estranheza / Angústia / Vivendo em outro País ou mesmo aqui:

     Mesmo estando em nossa pátria, O ‘estranho’ é o ‘estrangeiro’, é esse quem nos causa incômodo. Aqui me refiro a qualquer coisa que possa causar medo, desconforto, perturbação no seu mundo pessoal. Por exemplo uma pessoa que, devido à sua cultura, coma cachorro. Em um mundo cada vez mais diversificado culturalmente, já vi estranheza de Parisiense em relação à pessoa ao lado, que pelo sotaque denotava ser do sul do país.

     Somemos saudade/nostalgia e estranheza: Há também a chateação pela falta do sentir-se à vontade no que é comum desde criança, aquele sentimento do ‘estar em casa’! Na filosofia existencial, uma das formas de entender a angústia (vazio, falta de sentido) é a estranheza por sentir-se ‘fora de casa’.

 

Presencial Av Paulista ou Online –

Psicoterapia Presencial é melhor, mas online funciona!

   Atualmente, ao menos no Brasil, sobretudo no mundo corporativo, a palavra Resiliência ganhou destaque devido à capacidade de adaptabilidade do indivíduo. O exemplo mais comum, é o do bambu, que mesmo rígido; se enverga numa forte ventania e depois retorna ao ponto original.

     Quanto maior a maturidade da pessoa, mais naturalmente ela se adapta às condições adversas; saudade/estranheza, não apenas por morar em local distante da terra natal, mas para tudo; relação afetiva, profissão, filho, saúde, questão financeira, saber envelhecer, etc.

    Estar disposto ao desenvolvimento pessoal (todos temos pontos não tão bem amadurecidos), é um grande passo.

 

Para Consultar psicólogo ativo no CRPSP (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo SP), o meu nº é 45865.

Presencial Av Paulista ou Online certo funciona Terapia usp Experiência

Espero Ter ajudado!

Você encontrou essa página pois procurou por Presencial Av Paulista ou Online – Experiência. 

Por favor, na pandemia do Covid / Coronavírus, se cuidem!