O que é ser Maduro – Maturidade – Bacellart Psicólogo USP

O que é ser Maduro – Maturidade.

O que é ser Maduro – Maturidade, segundo o Psicanalista Inglês ‘do paradigma do amadurecimento’, Donald Woods Winnicott. Winnicott entende que todos temos a tendência natural a maturidade, e que ser maduro é saúde. Esse amadurecimento nos leva ruma à independência emocional, ao fortalecimento de nosso EU (personalidade)

 

– Toda pessoa tem uma tendência natural ao amadurecimento.

– Na maturidade, a pessoa será capaz de desenvolver um acordo (consigo, com o outro e com a vida), sendo responsável em todos sentidos.

– Aceitará que a vida como ela se apresenta; aceitar não é concordar, mas sim: admitir, assumir.

– Entenderá que fantasias de perfeição e imperfeição, (de si, do outro e da vida), são impossíveis.

– Aceitará sua impotência, que não se pode tudo, conseguir e vencer ‘sempre’. E, dependendo da situação, não se pode ‘nem na maioria das vezes’.

– No amadurecimento, ruma-se a ‘integração’, em um unitário. Assim se tem um sentimento de ser completo, inteiro.

– O amadurecimento atinge, inclusive, a união no tempo e no espaço.

– No estágio de ‘adulto’, o indivíduo, estará pronto para o viver saudável, responsável, consciente de si. Enfrentará os desafios da vida sem perder o entusiasmo, a sensibilidade e a criatividade; mesmo que, naturalmente sofra. A vida é difícil, mas sabe que ao cair, se reerguerá. Evitando assim, momentos de depressão e ansiedade (mais intensos ou duradouros), e sem precisar se endurecer e fechar (para se proteger). Também estará mais preparado com o enfraquecimento do corpo e mente e a proximidade do morrer.

 

O que é ser Maduro – Maturidade –

Ser Saudável, é algo que se persegue e sempre se aprimora:

 

     A grande saúde. – nós precisamos, para um novo fim, também de um novo meio, ou seja, de uma nova saúde, de uma saúde mais forte, mais engenhosa, mais tenaz… mais alegre, …de uma saúde tal, que não somente se tem, mas que também constantemente se conquista ainda, e se tem de conquistar…

     Maturidade, como nos exemplos acima, é preciso estar envolvido com esse processo, dedicação; e, o caminho mais utilizado, sobretudo por estarmos nos referindo ao EU, personalidade. Claro que atividades profissionais, responsabilidades familiares, estudo e questionamento; também trazem amadurecimento. Mas, esse amadurecimento não possibilita um desenvolvimento pessoal e autoconhecimento tão amplo e profundo como com algo específico para esse fim: psicoterapia, psicanálise.

     Como Nietzsche escreveu, saúde é algo “que também constantemente se conquista”. Então, vinculados em nosso processo de amadurecimento; nesse ‘chamado’ de nós mesmos para esse caminho; abertos e projetados.

O que é ser Maduro - Maturidade