Não gosto de natal e ano novo – Bacellart Psicólogo USP

Não gosto de natal e ano novo

Odiar festas de fim de ano, aniversário e outras comemorações.

     Não gosto de natal e ano novo: Muitas pessoas se queixam da época do Natal e Ano Novo, como o pior momento no ano. Já escutei muitas vezes “odeio Natal e Ano Novo”, os argumentos são vários:

– Solidão, falta de uma boa família e amigos. Quando ter de socializar com parentes que não se gosta, chateação por representar o papel social.

– Revolta por não ter condições de consumir certas coisas.

– Imaginar que a grande maioria das pessoas está tendo essa época com muita felicidade na família/amigos; além de adquirirem muitos bens; poder sentir inveja disso que acredita (em muita parte pelo propagado pelas mídias).

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP .O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

     – Pressão com expectativas pelo novo ano, como se devesse ser melhor que o atual. Preocupação/dificuldade de lidar com a possibilidade de o ano seguinte não for melhor que o atual, então se fechar, na esperança para não se frustar.

     – Época que seria de materialismo/consumismo, prazeres carnais, perda do verdadeiro espírito/sentido do Natal.

     – Maior dificuldade para fazer compras devido ao maior volume de pessoas, estradas/aeroportos/locomoção, com mais pessoas.

     – Outros motivos, em que a pessoa diz sentir depressão, ansiedade, angústia.

Não gosto de natal e ano novo

– A questão principal é como lidar com o que não gosta.

     Do ponto de vista psicológico, ninguém é obrigado a gostar/sentir prazer no Natal e no Ano Novo, ninguém é visto como saudável se compartilhar da mesma visão/entendimento/emoção de mundo social, dos valores padrão. A questão, é como se lida com o que incomoda, afinal, sempre a pessoa passará por algo desagradável, em valores sociais, expectativas e frustrações.

     Quanto mais amadurecida a pessoa, mais sua existência será saudável, maior flexibilidade para lidar com dissabores e consequentemente menos incômodos. Afinal, em um mundo inóspito como o nosso, com tantos tipos de problemas, caso não se desenvolva a paciência com tudo isso; tudo, não apenas Natal e Ano Novo, serão motivos de aborrecimentos.

     Bom dezembro e janeiro a todos!

Artigo relacionado Resolução de Fim de Ano

Bacellart Psicólogo

Abordagem: psicoterapia fenomenologia existencial (Heidegger) e simpatia pela Psicanálise do amadurecimento de Winnicott. Se necessário, orientação comportamental de terapia breve.

Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Especialista em depressão, casamento e namoro.

Consultório Av. Paulista, Jardins, Cerqueira César, Bela Vista, Jardim Paulista. Metrô Consolação ou Masp/Trianon.

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal. Não gosto de natal e ano novo

Please rate this