Importância da Família e da Escola na Educação Bacellart Psicólogo USP

A Importância da família e da escola na educação dos filhos

A vida corrida da modernidade, tem acarretado grandes mudanças, na rotina das famílias. A necessidade, dos pais trabalharem fora de casa, deixou de ser uma escolha e passou a ser uma necessidade; sendo, que a escola tem se tornado fundamental, para auxiliar a família na tarefa de educar os filhos. Assim vimos como é a importância da família e da escola na educação.

É preciso produzir, afim de poder possibilitar melhores condições de vida para os filhos. O que se nota, na atualidade, é que o tempo de convivência familiar tem diminuído e as crianças, por necessidade, acabam ficando mais tempo no ambiente escolar.

 

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

 

Muito pais, acabam delegando a escola a tarefa de educar, porém, na grande maioria das vezes não é uma atitude proposital, mas acaba sendo mal interpretada pelos profissionais da educação.

A questão que vem apresentado grandes discussões, na área da educação, refere-se ao papel da escola e o papel da família na educação dos filhos.

 

A evolução social e sua contribuição na educação dos filhos:

Sabe-se, que a família é a base de uma criação qualitativa. Os estudos da psicologia, tem demonstrado, desde o surgimento desta ciência, a importância das vivencias individuais e da influenciam das mesmas, na personalidade e na saúde mental dos seres humanos.

Houve uma época, em que as mães tinham a obrigação de cuidar da casa, do marido e dos filhos. A responsabilidade de educar uma criança, era tarefa dessas mulheres que apesar de não trabalharem fora, tinham uma tripla jornada.

Contudo, o mundo evoluiu e o gênero feminino conquistou um lugar na sociedade e no campo do trabalho. Uma tarefa, que ultrapassa as funções do seio familiar e abrangem outros setores da vida.

Além disso, a vida material encareceu e foi necessário o auxílio, financeiro, das mulheres, para a contribuição do aumento da renda na família. Podendo assim, possibilitar uma comodidade maior para os filhos.

Com esta nova situação, as mães tiveram que optar a deixar os filhos mais tempo na escola e desta forma a educação infantil ganhou uma dupla jornada de formação humana.

 

Importância da família e da escola na educação: O papel da escola.

Apesar das grandes discussões a respeito do papel da instituição escola, não se pode deixar de lado, as mudanças que ocorreram na história social.

Pais e escola, possuem funções que se complementam. A escola tem como objetivo:

      1. Amadurecimento;
      2. Desenvolvimento de valores;
      3. Construção de princípios morais;
      4. Educação formal, embasada em conteúdo específicos.
      5. Desenvolver a reflexão.
      6. Aperfeiçoar a sociabilidade.

É praticamente impossível que a meta da formação humana, esteja destituída da formação educacional formal.

Uma criança que passa um grande número de horas no ambiente escolar, consequentemente, irá desenvolver aspectos de interação. Esses influenciando nas atitudes com os colegas, com os professores e na própria relação consigo mesmo e com a sociedade.

Por esse motivo, que escola e família devem trabalhar unidas, pois o indivíduo não se desmembra, mas se complementa.

 

Vida familiar: a base de tudo

Somente a experiência em educar uma criança, poderá proporcionar uma visão global de educação nos pais. Não é uma tarefa fácil, muitos erros ocorrem; erros que visam a acertos.

É preciso transformar o tempo de convivência com os filhos, em momentos qualitativos. Muito pode-se aprender em um curto espaço de tempo, o importante é proporcionar ocasiões de aprendizagem informal e que proporcionem a interação familiar.

Aos pais: Cuidado no sentido de conciliar: O que o filho necessita, com o que ele precisa.

Isso é dificílimo, não há um manual 100% correto em relação exclusivamente a você e seu filho; contudo, é algo que se desenvolve com abertura e paciência, seguindo a sua escolha de ser pai/mãe.

É possível a família fazer o seu papel, apesar da correria diária. Planejamento, organização e vontade de proporcionar o melhor para as crianças, são parte de um diferencial na educação dos filhos.

Não há motivos para grandes conflitos e polêmicas envolvendo as funções de ambas instituições. Escola e família não podem estar separadas, elas devem estar unidas afim de proporcionar um ambiente educativo que se complemente. Por isso, ao escrever sobre a importância da família e da escola na educação; ambos seguem juntos e precisam de uma maior troca de informações; enfim, ajuda mútua.

 

Bom educar a vocês!

 

Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.  

Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.  

Se necessário, orientação em terapia breve focal.  

Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.  

Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.  

Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.  

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.  

  

 Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK  

Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:  

Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.  

Importância da família e da escola na educação

Espero Ter Ajudado!

Envie sua avaliação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *