Acontecente – Grupo Psicologia Heideggeriana Estudos, Discussões Trocas

Grupo Psicologia Heideggeriana –

Estudos, Discussões e Trocas –

Fenomenologia Existencial:

https://www.acontecente.org

 

A Psicoterapia ‘fenô’ na qual eu compartilho, tem seu fundamento na daseinsanalyse. A proposta fenomenológica, é basicamente de estar em abertura para o que se apresenta; livrando-se (ou tentando) de filtros pré-concebidos do que algo é. Nessa proposta de ‘em aberto’, nos colocamos para compreendermos aquele existente único que está diante de nós, veio em busca de ajuda, precisa confiar em nós, e, sobretudo, sentir-se compreendido naquilo que é, único. Tema: Grupo Psicologia Heideggeriana – Estudos, Discussões e Trocas – Fenomenologia Existencial:

Aqui, a fenomenologia-existencial levará em conta os existenciais, a ontologia em que o ‘ser’ é constituído; temporalidade, ser-com-os-outros, ser-no-mundo, finitude (ser-para-a-morte), angústia, corporeidade, espacialidade, compreensibilidade, historicidade, disponibilidade, compreensão, discurso, ocupação, e outros.

Na desvelação da ontologia do ser (como somos), o olhar fenomenológico ganha um importante aliado para compreendermos o movimento não só do analisando, mas de tudo. É uma iniciativa de nos aproximarmos intimamente guardando sempre um espaço para o que será desenvolvido no entendimento; afinal, como não iremos rapidamente rotular, como não partiremos de um pressuposto de verdade absoluta, precisamos estar cuidadosamente atentos para esse único que está diante de nós.

 

 Estudos e Discussões –

Fenomenologia Existencial:

O psicólogo inserido na fenomenologia-existencial, tem uma postura que se aproxima de uma psicologia humanista e na psicanálise de Winnicott; no sentido de, dentro do possível, mostrar-se receptivo, acolhedor e verdadeiramente disposto a cuidar. Há uma conciliação, de acordo com o analisando, de o quanto se debruçar em um entendimento do EU (Dasein), e do quanto é momento de amparar.

Esse tipo de psicoterapia não segue um modelo prévio de desenvolvimento do EU (ser-o-mundo). Vai se desenrolando e ampliando conforme o vínculo do analisando com sua terapia, a boa relação com o psicólogo e até onde desejar crescer. A abertura sempre acompanha o psicólogo, observando as mudanças do analisando, seu alargamento de horizontes e de projetos

Na proposta da psicoterapia fenomenológica-existencial, questões como análise prioritariamente racional do ser, assim como especulações de como o ser humano é, simplesmente não existem. Claro que  a racionalidade faz parte do compreender, mas é apenas uma parte, e menor. Um existente/acontecente (indivíduo), é melhor apreendido por nossa sensibilidade e abertura. Por isso um pai sem instrução, mas cuidadoso pode conhecer sua filha melhor, do que outro pai com formação intelectual, mas pouco participativo da educação do seu filho.

 

Grupo Psicologia Heideggeriana –

Acadêmicos:

São tantas particularidades do ser, que o estar em aberto se torna fundamental para um entendimento fenomenológico profundo. E é um exercício que o psicólogo precisa manter firme, pois vivendo em um mundo tão mecanizado, que prima tanto pelo pragmatismo; e que para obtenção de resultados precisa de padrões; objetivos definidos, inclusive emocional, então por vezes podemos nos contaminar com essa visão. No início desse século me parece que isso está se intensificando, sobretudo pela hipercompetitividade, mas também com seriados e modo de pensar estadudinense que partem de perfis psicológicos pré-definidos.

Gostaria de enviar um agradecimento especial ao meu grande mestre, o Prof. Dr. Zeljko Loparic, por contribuições tão importantes na fenomenologia existencial no Brasil; inclusive para psicólogos e psicanalistas.

 

Texto: Aconte-Ser.

 

Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.  

Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.  

Se necessário, orientação em terapia breve focal.  

Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.  

Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.  

Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.  

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.  

  

 Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK  

Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:  

Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.  

Grupo Psicologia Heideggeriana

Espero nos darmos bem, Cazão.

 

Você encontrou esse texto, pois procurou por: Aconte-Ser Grupo Psicologia Heideggeriana Estudos, Discussões e Trocas.

Envie sua avaliação