Entendendo Melhor:

Cuidado com essa palavra e vê-la de forma biológica como doença – enfermidade, moléstia.

 

Depressão “natural” 

É aquela advinda de traumas, machucados e dificuldades da vida, é uma ‘tristeza momentânea’ e que se encara de modo natural, com aceitação. O que vai diferenciar essa passagem pelo período de ‘luto’, que é saudável (triste porém humano), é COMO a pessoa lida com o momento difícil. A questão principal tem a ver com seu amadurecimento, pois, quanto mais amadurecida a pessoa, melhor enfrentará a situação e tornará a ter uma boa disposição para a vida.

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

 Depressão “positiva”

Ocorre quando em estado de recolhimento reflexivo, em crise pessoal/de valores da existência, e acaba por nos levar para um patamar melhor do que o que estávamos. Por vezes chega o momento de repensar o que não se apresenta de forma significativa, não faz mais sentido, incomoda há muito tempo. Por exemplo, o que fazer com sua profissão, se esta já não mais apresenta interesse, motivação, alegria. Esse momento é importante para refletir com calma sobre como se é e o que se quer modificar. Muitas pessoas chegam na psicoterapia em crise, o que permite também um autoconhecimento e desenvolvimento por inteiro.

Nesse momento de dor, a pessoa que a aceita como natural, acolhe a crise; prepara-se para uma retomada de uma vida até melhor, porque com seu esforço para resolver suas questões, utilizando sua criatividade e com calma para uma boa análise, terá muito mais chances, como no exemplo acima, de encontrar formas para lidar com a profissão e encaminhar-se para uma vida mais interessante, que a motive.

Depressão como Defesa Psicológica:

Para o indivíduo manter sua identidade: algo como ‘é melhor deprimir-se do que estar em um sofrimento muito maior, ou numa loucura que desfragmente o si-mesmo (o eu)’. Em outras palavras, seria a pessoa tornar-se melancólica.

Depressão e ansiedade:

É comum ser um dos sintomas da depressão. Um termo comum em psicologia é ‘defesa maniaca’, quando a pessoa  ‘agitada’, faz muitas coisas e rapidamente, assim, distraindo-se, não sente-se depressivo.

Enfim, quanto mais maduro o indivíduo, melhor aceitará suas imperfeições e as da vida, bem como seu ‘não poder tudo’. Suportará melhor os momentos de tristeza e terá menos episódios de depressão.

Depressão como se manifesta

Vamos a tipos/exemplos simples, que eu prefiro, pois ocorrem com maior frequência:

1) A depressão de um bebê quando desmama da mãe, e também quando “perde” a chupeta.

2) A depressão de uma criança ao ir pela 1ª vez para a escola, ou que quer um brinquedo mas não ganha.

3) A depressão de um adolescente por não conseguir namorar alguém com quem estava envolvido, ou ter algum ponto de sua aparência física não aceito pelo grupo.

4) A depressão de um adulto pelo fim de um casamento, ou pela perda de uma promoção profissional.

5) A depressão de um sênior por problemas de saúde, e também pelo neto passando momento complicado.

 

Artigos Relacionados:

1)Psicoterapia: Eu Preciso?

3)Depressão: Remédio Ajuda na Terapia?

4)Depressão, Desesperança e Dor

5)Como é o Processo de Luto e Aceitação da Morte? 

6) Violência Sexual: Estupro e Abuso 

Espero ter ajudado!

 

Envie sua avaliação