Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo.
Porque? Na psicologia, dizemos que uma pessoa está em ‘Negação’ ou em ‘Mecanismo de Defesa’, quando está, numa situação de sofrimento, inconscientemente ‘Nega’ o que ocorreu, ocorre ou ocorrerá. Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo.
A pandemia afeta a todos, sem exceção – mais ou menos – depende de cada um, sua estrutura emocional e do Intelecto para lidar com adversidades.
© Copyright – Psicólogo Experiência USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Portanto, é normal estarmos em situação de algum conflito; mas, no caso da Negação e outros mecanismos de defesa, se forem muito fortes; como todos sabem com a palavra “negacionismo” que ganhou fama, a situação deixa a pessoa em risco, qual seja; aqui, no caso, ao Morte ou sequelas.
Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo – “Loucura”?
Então, quem está se expondo, não é apenas uma pessoa inconsequente ou de determinada questão política, pode estar sendo vítima de processos psicológicos para conseguir se manter na ativa na pandemia, caso contrário estaria pior; por exemplo numa depressão.
Isolamento – Somos seres-sociais, faz parte de nossa natureza humana.
Logo, desde o inicio da pandemia, colegas estudiosos do assunto comentavam, que teriamos aumento de pessoas com depressao, ansiedade e etc. Claro que influem diversos pontos, como empregabilidade, entes próximos doentes, ausência de atividades prazerosas, e outras.
Mas hoje gostaria de trazer mais uma das nossas fundamentais formas de ser, com-o-outro. É algo que é nosso, o outro não é um indivíduo ‘lá adiante’, esse indivíduo é como “unido” a nós, como, em um exemplo simples, fosse nossas pernas. Por isso que o maior castigo nas penitenciárias é a solitária. É algo como se amputasse as pernas de alguém, ele se sente incompleto.
Segundo a OMS, depois que a pessoa fica 15 dias privado do contato humano, é considerado tortura. Inclusive, nesse século, se for o caso de pais darem castigo para os filhos, o mais efetivo é o isolamento, mesmo que seja por minutos. Veja o quanto essa forma não violenta marca a crianca ou adolescente, ajudando a melhorar o comportamento dos mesmos.
Não estou defendendo castigo, apenas constatando que pais que recorrem a isso em situações extremas, quando usam o método ‘isolamento’, ele é mais eficaz. Isso para mostrar, no nosso caso de isolamento, o quanto é normal nos abatermos. E o quanto o ‘ser-com-os-outros’ é parte de nós mesmos.
Entender para ajudar:
Por favor se cuidem! Vamos ajudar aqueles que não estão conseguindo lidar com a situação, não com críticas, mas com paciência; entendendo que a pessoa está assim não porque “escolheu sofrer” (ninguém faz isso, pois dói), mas por não ter amadurecido o suficiente para algo dessa magnitude.
Observação: estou vacinado.
Bacellart Psicólogo Experiência USP Online e Ao Vivo.
Abordagem – dependendo do analisando (paciente): amadurecimento (Winnicott) – Terapia Cognitiva Comportamental Positiva (TCC-P) – ou Fenomenologia Existencial (os sentidos do existir).
Especializado em depressão, Amor (casamanto/namoro) Ansiedade/Pânico e Sexualidade.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Aluno ouvinte convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).
Coaching Terapêutico: meu livro ‘Desenvolvimento Profissional Através do Pessoal’ – Meu método mesclando ‘Comportamental com abordagem Amadurecimento’.
Consultório Av. Paulista 2001 São Paulo, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP.
Entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Omint, Lincx, Notredame, Cassi, BB, Caixa.
Espero ter ajudado. Abraço Bacellart.
Você encontrou esse texto, porque procurou por: Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo.