Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo Negação Bacellart Psicólogo

Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo.

     Porque? Na psicologia, dizemos que uma pessoa está em ‘Negação’ ou em ‘Mecanismo de Defesa’, quando está, numa situação de sofrimento, inconscientemente ‘Nega’ o que ocorreu, ocorre ou ocorrerá. Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo.

     A pandemia afeta a todos, sem exceção – mais ou menos – depende de cada um, sua estrutura emocional e do Intelecto para lidar com adversidades.

© Copyright – Psicólogo Experiência USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

     Portanto, é normal estarmos em situação de algum conflito; mas, no caso da Negação e outros mecanismos de defesa, se forem muito fortes; como todos sabem com a palavra “negacionismo” que ganhou fama, a situação deixa a pessoa em risco, qual seja; aqui, no caso, ao Morte ou sequelas.

Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo – “Loucura”?

     Então, quem está se expondo, não é apenas uma pessoa inconsequente ou de determinada questão política, pode estar sendo vítima de processos psicológicos para conseguir se manter na ativa na pandemia, caso contrário estaria pior; por exemplo numa depressão.

 

Isolamento – Somos seres-sociais, faz parte de nossa natureza humana.

     Logo, desde o inicio da pandemia, colegas estudiosos do assunto comentavam, que teriamos aumento de pessoas com depressao, ansiedade e etc. Claro que influem diversos pontos, como empregabilidade, entes próximos doentes, ausência de atividades prazerosas, e outras.

     Mas hoje gostaria de trazer mais uma das nossas fundamentais formas de ser, com-o-outro. É algo que é nosso, o outro não é um indivíduo ‘lá adiante’, esse indivíduo é como “unido” a nós, como, em um exemplo simples, fosse nossas pernas. Por isso que o maior castigo nas penitenciárias é a solitária. É algo como se amputasse as pernas de alguém, ele se sente incompleto.

     Segundo a OMS, depois que a pessoa fica 15 dias privado do contato humano, é considerado tortura. Inclusive, nesse século, se for o caso de pais darem castigo para os filhos, o mais efetivo é o isolamento, mesmo que seja por minutos. Veja o quanto essa forma não violenta marca a crianca ou adolescente, ajudando a melhorar o comportamento dos mesmos.

     Não estou defendendo castigo, apenas constatando que pais que recorrem a isso em situações extremas, quando usam o método ‘isolamento’, ele é mais eficaz. Isso para mostrar, no nosso caso de isolamento, o quanto é normal nos abatermos. E o quanto o ‘ser-com-os-outros’ é parte de nós mesmos.

 

Entender para ajudar:

    Por favor se cuidem! Vamos ajudar aqueles que não estão conseguindo lidar com a situação, não com críticas, mas com paciência; entendendo que a pessoa está assim não porque “escolheu sofrer” (ninguém faz isso, pois dói), mas por não ter amadurecido o suficiente para algo dessa magnitude.

Observação: estou vacinado.

 

Bacellart Psicólogo Experiência USP Online e Ao Vivo.

Abordagem – dependendo do analisando (paciente): amadurecimento (Winnicott) – Terapia Cognitiva Comportamental Positiva (TCC-P) – ou Fenomenologia Existencial  (os sentidos do existir).

Especializado em depressão, Amor (casamanto/namoro) Ansiedade/Pânico e Sexualidade.

Se necessário, orientação em terapia breve focal.

Aluno ouvinte convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Coaching Terapêutico: meu livro ‘Desenvolvimento Profissional Através do Pessoal’ – Meu método mesclando ‘Comportamental com abordagem Amadurecimento’.

Consultório Av. Paulista 2001 São Paulo, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP.

Entrevista para TV, rádio, revista e jornal.

Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK

Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:

Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Omint, Lincx, Notredame, Cassi, BB, Caixa.

Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo Psicólogo Experiência USP

 Espero ter ajudado. Abraço Bacellart.

Você encontrou esse texto, porque procurou por: Covid Coronavírus Pandemia Negacionismo.