Como Ter Equilíbrio Emocional na Empresa – Psicólogo Coach 6

Como Ter Equilíbrio Emocional na Empresa – Maturidade:

Capítulo 6 do Livro: Desenvolvimento Profissional a Partir do Pessoal
Como Ter Equilíbrio Emocional na Empresa

Como Ter Equilíbrio Emocional na Empresa. Segundo o Psicanalista Inglês ‘do paradigma do amadurecimento’, Donald Woods Winnicott. Winnicott entende que todos temos a tendência natural a maturidade, e que ser maduro é saúde. Esse amadurecimento nos leva rumo à independência emocional, ao fortalecimento de nosso EU (personalidade/comportamento).

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – Capítulo de seu Livro Registrado na Biblioteca Nacional.

 

– Toda pessoa tem uma tendência natural ao amadurecimento.

– Na maturidade, a pessoa será capaz de desenvolver um acordo (consigo, com o outro e com a vida), sendo responsável em todos sentidos.

– Aceitará que a vida como ela se apresenta; aceitar não é concordar, mas sim: admitir, assumir.

– Entenderá que fantasias de perfeição e imperfeição, (de si, do outro e da vida), são impossíveis.

– Aceitará sua impotência, que não se pode tudo, conseguir e vencer ‘sempre’. E, dependendo da situação, não se pode ‘nem na maioria das vezes’.

– No amadurecimento, ruma-se a ‘integração’, em um unitário. Assim se tem um sentimento de ser completo, inteiro.

– O amadurecimento atinge, inclusive, a união no tempo e no espaço.

– No estágio de ‘adulto’, o indivíduo, estará pronto para o viver saudável, responsável, consciente de si. Enfrentará os desafios da vida sem perder o entusiasmo, a sensibilidade e a criatividade; mesmo que, naturalmente sofra. A vida é difícil, mas sabe que ao cair, se reerguerá. Evitando assim, momentos de depressão e ansiedade (mais intensos ou duradouros), e sem precisar se endurecer e fechar (para se proteger). Também estará mais preparado com o enfraquecimento do corpo e mente e a proximidade do morrer.

 

Como Ter Equilíbrio Emocional na Empresa –

Ser Saudável, é algo que se persegue e sempre se aprimora:

 

     Filósofo Nietzsche, em a Gaia Ciência: A grande saúde. – nós precisamos, para um novo fim, também de um novo meio, ou seja, de uma nova saúde, de uma saúde mais forte, mais engenhosa, mais tenaz… mais alegre, …de uma saúde tal, que não somente se tem, mas que também constantemente se conquista ainda, e se tem de conquistar…

     Maturidade, como nos exemplos acima, é preciso estar envolvido com esse processo, dedicação; e, o caminho mais utilizado, sobretudo por estarmos nos referindo ao EU, personalidade. Claro que atividades profissionais, responsabilidades familiares, estudo e questionamento; também trazem amadurecimento. Mas, esse amadurecimento não possibilita um desenvolvimento pessoal e autoconhecimento tão amplo e profundo como com algo específico para esse fim: psicoterapia, psicanálise, terapia comportamental.

     Como Nietzsche escreveu, saúde é algo “que também constantemente se conquista”. Então, vinculados em nosso processo de amadurecimento; nesse ‘chamado’ de nós mesmos para esse caminho; abertos e projetados.

 

Como Ter Equilíbrio Emocional na Empresa –

Autoconhecimento e Psicoterapia:

     Autoconhecimento e psicoterapia, é a proposta fundamental com o desenvolvimento no trabalho com psicólogo. Apesar dessa palavra ‘psicoterapia’, ela nem sempre é terapia no sentido de apenas se sentir melhor, como uma massagem; o processo de psicoterapia precisa trabalhar com conteúdos nossos difíceis de mexer, mas importantes para nosso desenvolvimento emocional. Fazendo um paralelo tosco, na academia de ginástica, nos estudos de pós graduação, no desenvolvimento profissional e numa relação saudável com qualquer pessoa, é também algo difícil e trabalhosos, mas que fazemos porque, além de não estar bom como queremos, sempre desejamos algo melhor. Somente não queremos nos desenvolver quando estamos em depressão ou outra situação que abale nossa esperança.

Fortalecimento de sua Personalidade:

     É essencial para o fortalecimento do indivíduo, em todas situações da vida, com quem quer que ele precise lidar; autoconhecimento e psicoterapia. Pois é através dele que questões de nossa vida, como as citadas acima, relacionamentos amorosos, decisões profissionais, sentido de vida e outras; vão se reconfigurar e sempre em evolução devido à nossa intimidade conosco mesmo; e mudanças de opiniões segundo mudanças dos acontecimentos.

    Um exemplo comum e triste que se apresenta no consultório, é a pessoa que está sofrendo pelo seu casamento/relação, que dura anos. Se a pessoa, desde o início da relação, tivesse claro, através de um bom autoconhecimento, como se é; o que realmente é importante para si, o que tem como objetivos, teria feito escolha amorosa mais compatível, além de ter desenvolvido pontos de sua personalidade que estavam deficitários e comprometem uma relacionamento saudável.

Estar em contato consigo mesmo:

     Não se conhecer bem, não ter essa intimidade consigo mesmo, é algo normal. Por mais que a pessoa consiga suportar uma boa autocritica construtiva; por mais que não seja tão diluída na mundaneidade da vida e consiga uma boa autenticidade, não é possível ela “sair de si mesma” e realizar uma boa e profunda análise psicológica. Por isso que para ser um bom psicólogo clínico, o mais importante é ter se desenvolvido bem em uma psicoterapia que trabalhou seus pontos não tão amadurecidos e, clareado globalmente seu eu. Mesmo psicólogos experientes, quando diante de alguma questão difícil, recorrem a ajuda de algum colega.

     Procure entender o grande valor do autoconhecimento, mesmo que você procure um psicólogo pelo momento difícil para, por exemplo, uma depressão ou um relacionamento amoroso, não há como se desenvolver sem se conhecer melhor. Muitas vezes é o principal.

 

Como Ter Equilíbrio Emocional na Empresa –

Coach Terapêutico/Mentoria e Terapia Breve Focal:

Propostas para um profissional que realmente deseja crescimento profissional; e entenda que nem tudo é culpa de dos chefes e empresas.

     Como Psicólogo e depois como Coach Terapêutico e mentor, através de minha prática clínica (psicoterapia); pude perceber que o fundamental para o desenvolvimento, é certamente o aperfeiçoamento pessoal. Obviamente que cursos, literatura e a experiência ajudam muito; contudo, vejo aqui de perto que são as dificuldades da personalidade da pessoa, que o que mais a atrapalha nos seus problemas na profissão. Na minha prática de coaching profissional, eu desenvolvi uma abordagem ética, sem grandes promessas e de forma de acordo com o jeito de ser do coachee/analisando.

     Por vezes, o coach/analisando, ao pensar em contratar um coaching profissional – ‘treinador’, para seu desenvolvimento profissional, há uma preocupação de que o profissional exerça uma pressão forte para uma rápida e espetacular mudança do mesmo; bem como forçar que a pessoa absorva toda uma ideologia de programação do cérebro e etc. Nessa minha proposta de coaching-psicólogo, é feito de uma forma focada/breve, mas respeitosa; afinal, muitas vezes a pessoa que me procura está passando por um momento difícil, de baixo ânimo e autoestima. Como psicólogo, buscarei desenvolver os pontos da personalidade do analisando que mais o atrapalham profissionalmente.

     Duração: Da forma como eu trabalho, não há uma regra rígida, pode ser de 1 a 12 consultas, podendo se estender até um ano; dependendo de até onde o profissional queira se desenvolver. Contudo, por vezes certos ótimos Coachs trabalham com pacote fixo de 10 consultas.

 

Cap 1 Livro Desenvolvimento Profissional através do Pessoal – LINK

 

Bacellart Psicólogo.

Abordagem: Fenomenologia existencial, Psicanalista do amadurecimento de Winnicott e Thevenet (Profissional).

Se necessário, orientação comportamental de terapia breve e coach: desenvolvimento profissional, pessoal e do amor.

Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Especialista em depressão, desenvolvimento profissional, casamento e namoro.

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.

Você encontrou esse texto pois procurou por: Como Ter Equilíbrio Emocional na Empresa.