Como ser Promovido no Trabalho – Bacellart Psicólogo Coach

Como ser Promovido no trabalho:

     Vamos lá, a proposta é como Como ser Promovido no Trabalho de acordo com seu desenvolvimento pessoal – Você provavelmente já teve contato com diversos materiais explicando como ascender de cargo profissional. Cursos, palestras, internet, treinamentos, colegas, percepção no local de trabalho. A proposta desse artigo, é semelhante aos outros de caráter profissional, 1º: o quanto o desenvolvimento pessoal é fundamental para sua carreira profissional. 2º, o que irei abordar aqui, tendo como base queixas comuns que vejo como o indivíduo se desenvolver lidar melhor com essa situação enquanto ela não ocorre.

Escrevo esse Texto, no intuito de que sua situação não requer que seu ‘líder’/chefe/superior hierárquico, tenha que se aposentar para aparecer a oportunidade de promoção – Necessidade de indicação, Q.I. e outras questões à parte de um crescimento profissional padrão.

 

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

 

 Perigos do Desejo – A Tríade-Lotérica – Como ser Promovido:

     Assim nomeio uma forma de levar a vida que muitas vezes nos atrapalha quando ansiamos por algo, a saber:

a) querer um grande resultado;

b) rapidamente;

c) sem muito esforço.

     Essa forma ‘não desenvolvida’ de sentir o viver, por ser tão difícil de conseguir o que se quer dessa forma (não que seja impossível); geralmente depende muito de sorte e, consequentemente, por não dar certo.

   Expectativas e frustração: Aprender a esperar e que por mais que mereça, competição, oportunidades não aparecem sempre e que o mundo/vida infelizmente não é justa e igualitária.

 

Como ser Promovido no Trabalho – Através do desenvolvimento pessoal:

     O que mais favorece para uma ascensão profissional é a personalidade do indivíduo, quanto mais desenvolvida, estruturada e rica, melhor serão os resultados:

Insegurança / Desânimo / Pessimismo: Bem está bem claro como ter essas características atrapalham; contudo, ser assim é do indivíduo, sua personalidade; ele até pode não demonstrar essa forma de ser, mas vai aparecer nos ‘mínimos detalhes’ do dia-a-dia e consequentemente pesar contra. Ter essas caraterísticas, deixará a pessoa com pouco estímulo para ir atrás de tantas exigências, cada vez maiores, do mundo corporativo.

– Ansiedade / Medo: Novamente, só por essas palavras, já se tem uma boa ideia do quão difícil se torna a situação para quem tem um excesso de preocupação e necessidade de controle, lidará de uma forma árdua para com os afazeres, querendo que tudo se resolva rapidamente, precisando entender tudo o que está acontecendo, passo-a-passo, é um grande desgaste; ponto fundamental para amadurecer.

Como ser Promovido no Trabalho – continuando no propósito de aprimoramento de si-mesmo: 

– Auto-estima: alta ou baixa: Muitas pessoas erroneamente acreditam que alta alta-estima (ou orgulho) é algo bom; contudo, quem tem esse problema se sente valendo mais que a maioria das pessoas, muitas vezes sendo arrogante e autoritário. Mesmo que seja um gestor que “possa” ser autoritário, certamente um “chefe” arrogante nunca será bem visto e nunca terá uma boa performance, veja o Donald Trump. Para quem tem a auto-estima baixa, sentirá valendo menos que os outros, consequentemente ficará retraído, de pouca socialização (embora as vezes queira chamar a atenção); enfim, seu desempenho será no mínimo conflituoso, estressado para “compensar” o sentimento de que seu trabalho é de menor valor.

– Pessoa fechada socialmente, inflexível ou de outros conflitos psicológicos: Cada vez mais as empresas demandam por profissionais com boa interatividade social, mesmo os de T.I., mesmo em home-office (em algum momento precisarão lidar com pessoas); o mundo corporativo quer interação, ideias, pessoas que tenham iniciativa; e tudo isso de alguma forma passará por relações sociais; a palavra é colaborativo.

– Outras questões: Não conseguir lidar com a política(chefia, cargo) da empresa, por pior que seja e ficar muito desgostoso. Além é claro de problemas psicológicos como TOC e outros mais sérios ainda.

 

Motivos comuns para desejar ser promovido:

  • Sentir que tem um grande potencial sub-aproveitado.
  • Melhoria financeira, desejar novos bens.
  • Inquieto com a atual posição, sentindo necessidade de desenvolvimento.
  • Status.

Não basta ser promovido, é preciso depois manter uma relação saudável na empresa:

       Já escutei diversas vezes Pessoas se queixando que determinada pessoa com cargo acima não tem preparo; ou até mesmo o indivíduo se questionando o quanto estava preparado para assumir o cargo acima em que se encontra; preocupado em dar conta de uma posição que exige muito, e da qual não tem um bom preparo para lidar; sobretudo se esta exigir amplos preparos no trato com outros profissionais, como na gestão, negociação e autoridade.

     É preciso o profissional sentir-se bem no ambiente de trabalho, com sua nova posição (quando recebeu a promoção); é comum a pessoa sentir que não está dando conta das exigências; e, ficar com receio de problemas na empresa, inclusive demissão. Isso gerará um desgaste emocional grande, que atrapalhará seu desempenho; piorando ainda mais sua performance para manter-se no posição maior que alcançou. Então cuidado com o desejo em ser promovido, prepare-se bem, sobretudo psicologicamente.

 

 

Como ser Promovido no Trabalho

Bacellart Psicólogo & Coach.

Abordagem: Amadurecimento (Winnicott), Teoria comportamental e Fenomenologia existencial.  – Para Coach, também a Thevenet (R.H.).

Se necessário, orientação em terapia breve focal.

Especializado em depressão, ansiedade/pânico, desenvolvimento profissional, pessoal e do amor.

Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP.

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.

Você encontrou esse texto pois procurou por: Como ser Promovido no Trabalho. Espero ter ajudado!