Como melhorar o Relacionamento com o Chefe – Bacellart Psicólogo USP
Como melhorar o relacionamento com o Chefe – gestor.
– por pior que ele/a seja:
Como melhorar o relacionamento com o chefe/a, gestor. Não há outro jeito para lidar com essa situação; você sabe que não há como mudar a personalidade da(o) seu(ua) líder e/ou a política da sua empresa, nem o psicólogo poderá fazer isso, por mais que você tenha razão e que as atitudes dele(a) sejam graves, passíveis de uma ação trabalhista de assédio moral. Mas não há outro jeito, como melhorar o relacionamento com o chefe/a.
Na maioria das vezes, o indivíduo que não consegue lidar com um chefe problemático, tem problemas em comunicar-se; semelhante aos casais que brigam ou preferem se calar ante uma situação de discórdia. Geralmente, a pessoa por ter vivenciado uma infância violenta, sem traquejo social, entre outros problemas que afetaram sua comunicação; e o indivíduo também não tem facilidade para conversar com outras pessoas, sobretudo em situações constrangedoras, conflituosas, que exigem um acordo.
© Copyright – Bacellart Psicólogo Experiência USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Supondo que realmente seu/ua Chefe é estúpido(a):
O que dificulta demais a proposta de como melhorar o relacionamento o chefe/a; e que qualquer tentativa para ser ter uma conversa em tom pacífico ele começa a dar sinais de atrito e/ou má vontade; além dele dizer que não tem alguns minutos livres para conversar. Eu sugiro, então, usar email ou carta. Carta que se dará um jeito para entregar ou para ele ter acesso, como por exemplo embaixo do teclado dele; mas, seja por email ou carta, o básico é você escrever algo como “venho em paz, com intuito de:
1) você me dar sua diretriz, 2) resolver tal problema, 3) chegarmos a um acordo, 4) melhorarmos nossa relação, etc”. O problema, é que a escrita não tem tom de voz, isso lembra muito o whatsapp e os problemas, sobretudo afetivos; que essa comunicação tem, sobretudo porque muitas vezes não é enviado vídeo ou áudio, são frases curtas. Então, no decorrer da carta ou do email, é preciso escrever algum sentimento como “estou preocupado que isso dê algum problema”, “me desculpe, me sinto meio envergonhado com isso”, “por favor não sinta que estou te acusando ou reclamando”, e assim por diante.
Exemplo de uma conversa de estilo pacífica em como melhorar o relacionamento com o chefe/a:
Vamos aos casos onde é possível falar pessoalmente, o que é desejável para uma relação adulta:
– Olhar pacífico.
– Tom de voz suave.
– Palavras brandas e respeitosas.
Semelhante se você falasse com uma criança que você gosta. Se você tem repulsa pelo seu líder, espero que tenha desenvolvido uma compaixão e paciência para situações constrangedoras; como poderia ser dito com essa criança; você estaria numa posição de cuidar, compreendendo e aceitando que a criança faz birra e não tem boa clareza da situação;”h assim como poderia ser com seu chefe. Caso você não tenha desenvolvido essa forma de cuidar, o mais fácil e rápido, pode ser usar o recurso ‘frieza e falsidade’. Contudo, se você não consegue e/ou acha um absurdo; como seria seu tratamento com a dita criança, infelizmente não tenho ideia para melhorar nosso relacionamento.
Como melhorar o Relacionamento com o Chefe – O Poder do cargo:
Eu entendo que a questão da hierarquia pode dificultas para a pessoa ficar mais à vontade, sobretudo com um “gestor” autoritário. Mas não há outra forma, provavelmente você está lendo esse artigo por querer desenvolver sua situação. Como melhorar o relacionamento o chefe/a demanda esforço e tempo; para você ir se acostumando. “Treine” com situações simples, as vezes com colegas de trabalho/família/amigo/namorado(a) que você não se sente tão à vontade, é um processo de aprimoramento, e que servirá inclusive para outros gestores que você terá, e/ou para quando estiver do outro lado, como o chefe/a gerindo o colaborador, entendendo melhor a situação dele não ficar à vontade para se expor.
O diálogo ainda não deu certo:
Se você tenha iniciado uma conversa nesse estilo maduro, e seu “líder” comece a levantar o tom de voz, sendo ríspido, “contra-atacando” o que não teve ataque e qualquer problema que você sinta que não está fluindo bem, lembre da criança que você iria esclarecê-la, cabe a você retomar o tom elegante, explicar que “está tudo bem, que só almeja o melhor para ambos e procura a orientação dele que é o líder, se ele pode ajudá-lo”. Por exemplo: “Chefe, sei que você tem muita cobrança e se esforça aqui, não é fácil, mas tenho umas preocupações para te falar”…”obrigado por reservar esses minutos para conversarmos”…
Lembre que está fazendo isso por uma boa causa: como melhorar o relacionamento com o chefe/a vai ser muito bom para você.
E continue: “Chefe, desculpe, posso estar falando besteira, coisas que passam na minha cabeça, mas… as vezes fico com a sensação que só erro porque não recebo parecerem positivos do que faço, é isso mesmo?”, e se necessário continua “ok, tem razão, sei que minha obrigação é somente acertar, que sou pago para isso, então quer dizer que cometo acerto, certo? e superam bem os erros?”… “que bom, fico contente que você esteja reconhecendo isso, foi bom termos conversado, espero podermos ter oportunidades assim em breve”.
Como melhorar o relacionamento o Chefe/a – Desenvolvimento pessoal:
Amadurecer, naturalmente repercute em como melhorar do relacionamento com o chefe/a e profissional de modo geral e naturalmente com o gestor.O que me chama muito a atenção, é que mesmo eu mostrando detalhadamente como o indivíduo poderia fazer para ter essa comunicação saudável, é que ele muitas vezes não tenta por não ter recursos próprios para lidar com esse tipo de situação. Algo que ele não desenvolveu bem em seu processo de amadurecimento; criado em ambiente agressivo ou sem comunicação. Além de algumas dificuldades em seu EU como ansiedade, leve depressão crônica, baixa autoestima, etc. Cabe então, a você, decidir como quer desenvolver-se para ter essa forma de lidar de forma salutar com situações assim.
Em como melhorar o relacionamento com o chefe/a via de regra sempre será difícil; mas você se desenvolvendo nesse quesito, será uma ação menos trabalhosa e com benefícios a você que compensarão seu esforço.
Artigos – Como melhorar a gestão de pessoas – Como continuar em um trabalho que não gosto
Boa sorte!
Bacellart Psicólogo Experiência USP Online e Presencial – Brasileiro.
Abordagem: Paradigma do amadurecimento de Winnicott, Teoria comportamental e Fenomenologia existencial.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico, desenvolvimento profissional, pessoal e do amor.
Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).
Consultório Av. Paulista 1701. Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP. São Paulo SP Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Você encontrou esse texto por ter procurado por: Como melhorar o Relacionamento com o Chefe/a – Psicólogo Experiência USP.