Como ficar mais Criativo na Empresa e Inteligente Bacelart Psicólogo USP
Como ficar mais Criativo na Empresa e inteligente –
Mesmo depois de adulto:
Scott Adams – Autor da série Dilbert.
“Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. Arte é saber quais erros manter”.
Pablo Picasso
“O maior inimigo da criatividade é o bom senso…”.
Como ficar mais Criativo na Empresa e inteligente: essa questão vou desenvolver unido com o tema Inteligência,
que também está sempre em desenvolvimento; pois ambos estão em estreita sintonia.
O importante é ter consciência que tanto para a criatividade, como para a inteligência temos dois pontos fundamentais:
Criatividade: seguindo o famoso ditado dos artistas; que eu mesmo senti quando escrevi meu livro de arte/romance: “o fruto é 90% transpiração e 10% inspiração”. A criatividade (ideia nova) aparece de acordo com quanto mais nos envolvemos com uma questão, pesquisamos e procuramos resoluções.
Na criatividade o fundamental é abertura para a existência, alargamento de horizontes e experiências. Lembra os artistas e também as crianças, que se lançam para o que está fora das convenções, olhando (seja o que for), de uma forma “enviesada”; ou seja, questionando o que já é dado como normalidade. E também, por vezes com maior força, observar como se sente na situação e retirar alguma originalidade, por menor que seja.
Ser criativo, é correr riscos; no momento de criatividade não temos garantias e certezas; é se expor, se soltar. Percebi isso, quando escrevia meu romance; amigos e colegas que tinham um vocabulário, redação e leitura maior que eu, mas se exigiam grandes resultados, o que acabava inibindo-os para escrever, mesmo que fosse um mini conto.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – Capítulo de seu Livro Registrado na Biblioteca Nacional – ISBN 978-85-7138-233-6.
Como ficar mais Criativo na Empresa e inteligente –
Qualidades e Maturidade do indivíduo para a criatividade:
1) Pró-atividade, ‘ter um problema a resolver’ e se envolver com ele: desde uma ‘simples gambiarra’; uma otimização na iluminação de sua mesa, ou uma ideia acadêmica.
2) Disciplina. Um indivíduo que trabalha na área de criação de uma empresa de publicidade; por vezes atendo aqui, não tem a ideia “do nada”, veio com o envolvimento (sobretudo emocional) com o tema da peça publicitária e vários testes para o produto final ficar o melhor possível.
3) Foco, engajamento no que está construindo. Semelhante ao seu trabalho.
4) Espaço mental, ou seja, não estar cheio de problemas que atrapalham toda capacidade criativa; assim como diversos problemas emocional e da vida.
5) Autoconhecimento: no desenvolvimento psicoterapêutico, depois de um certo tempo, é fácil perceber o quanto a pessoa de desenvolveu para perceber melhor o mundo e a si mesma. Sua vivência amplia-se, por perceber-se melhor, o viver ganha profundidade, se enriquece. A inteligência sempre é maior conforme a riqueza de personalidade do indivíduo, quanto mais ele conhecer de si, relação com o outro; saber diferenciar-se, e sua relação com as situações e acontecimentos da vida.
6) Ponderação, tentar ao máximo uma imparcialidade.
7) Adaptabilidade. Resiliência
8) Rapidez na eloquência, na expressão, não apenas da fala, mas no que está fazendo. Agilidade para aprender algo.
Como ficar mais Criativo na Empresa e inteligente –
Astúcia e Engenhosidade:
De acordo com o Dicionário Houaiss, Sagaz significa: aptidão para compreender, profundidade para sentir o que realmente ocorre na situação (inteligência penetrante) – Engenhoso, habilidoso no sentido de numa situação social. Esperto*, que age com rapidez (por ter entendido as “entrelinhas da situação), que percebe tudo, atento. *(não estou falando da pessoa que deseja prejudicar o outro em benefício próprio).
1) Equilíbrio Emocional. Apoios como: lazer, relações sociais agradáveis, etc.
2) “Angústia positiva”. Apesar de angústia ser algo que provoca uma tormenta emocional, uma estranheza com o mundo (vida), um vínculo menor com as valores sociais vigentes; chamo de angústia positiva, no sentido de quando o indivíduo se utiliza desse jeito de ser, olhando a existência de forma disruptiva. Ou seja, sentindo o viver fora da normalidade, “fora dos trilhos”.
3) Abertura para a existência, alargamento de horizontes e experiências, enriquecendo a personalidade – Inovação.
4) Sensibilidade.
5) Brincar: representando papéis fictícios – não levar a sério – agir com imprudência – lúdico, que se faz por gosto, sem objetivo. Que visa o divertimento (fazer rir, ter prazer).
Como ficar mais Criativo na Empresa e inteligente –
Pontos pessoais que atrapalham:
1) Distúrbio de alta autoestima ou baixa autoestima: receio de críticas, de se sentir julgado negativamente e não suportar isso. Se o indivíduo é da alta Autoestima o medo é de ‘cair do pedestal’; se é da baixa autoestima, o medo é de se confirmar ‘que vale pouco’.
2) Rigidez/inflexibilidade, perfeccionismo: Quem tem essas dificuldades, até semelhante a um TOC, um indivíduo obsessivo; que precisa de ordem, previsão e segurança; tem dificuldade em brincar, em ser espontâneo.
Exceção, “contradição”: por outro lado, indivíduos assim, são tão disciplinados; que por vezes chegam a bons resultados por tanto esforço, paciência de lapidação de sua proposta
3) Resolvedor de problemas: termo técnico (sentimento de não-realidade); quando a pessoa é focada em resolver as situações, tornando-se “um ótimo cumpridor de missões”; sem ter espontaneidade, abertura para expor algo que seria uma criação sua. A necessidade em ser um “excelente soldado”; que não partiu de si-próprio o objetivo para ser conquistado, livra-o da responsabilidade (está cumprindo ordens), e no caso da criatividade, deixaria-o perdido em indecisões.
Como ficar mais Criativo na Empresa e inteligente –
O que é Inteligência?
Inteligência PARA, é a proposta básica de inteligência na qual eu trabalho. Ou seja, o indivíduo tem melhor desempenho em determinada área, como música, balé, escrita, comércio, culinária, filosofia, construção… Inteligência também vem acompanhada de o quão rápido a pessoa aprende algo.
A inteligência a desenvolver, não é apenas a emocional, a racional e a intuitiva (criativa), que também serão desenvolvidas em conjunto. Afinal, ‘inteligência’, engloba os três; o que por vezes acontece é o indivíduo desenvolver mais uma do que a outra por uma série de questões, envolvendo seu crescimento. Facilidades como estudar em escola boa e cursos; ser direcionado para desenvolvimento profissional (racional, sobretudo em áreas como de T.I.), artístico(criativo), ou emocional (um psicólogo).
Por mais que o indivíduo seja considerado “gênio”; na história desses, houve muita batalha. Grandes músicos, por exemplo, se dedicavam ao seu instrumento, por vezes mais de 10 horas ao dia.
Estudos comprovam que por esforço, um aluno pode ter desempenho melhor, se comparado com outro que teve uma pontuação melhor em teste de Q.I.
Então, independente do quão inteligente for, se puder unir com disciplina e determinação, sua inteligência (desempenho) aumentará.
Minha proposta de Coaching Profissional Terapêutico –
Em Como ficar mais Criativo na Empresa e inteligente:
Portanto, através do autoconhecimento, entendermos o que está relacionado as suas dificuldades, origem delas e outros pontos da vida que influenciaram seu crescimento / comportamento, sua situação atual -profissional, afetivo, saúde e etc. – A fim de termos uma noção global de como você está.
Assim, saberei como ajudá-lo, entendendo suas metas e o que focaremos em seu desenvolvimento psicológico. Seja com psicoterapia do amadurecimento e/ou terapia comportamental.
Questão Base: Ampliação e abertura para novos horizontes – Com Equilíbrio Emocional.
Psicólogo Terapêutico, meu método de uma mescla de ‘TCC com Amadurecimento’.
Abordagem – dependendo do analisando (paciente): amadurecimento (Winnicott), Teoria comportamental Positiva – ou Fenomenologia Existencial (os sentidos do existir).
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e do Amor.
Aluno ouvinte convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), por 8 anos, de 1997 a 2003.
Consultório Psicólogo Av. Paulista 2001, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP Brasil.
Entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R.
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Notredame, Cassi, BB, Caixa.
Possibilidade de Reembolso de Coach Terapêutico, pelo Trabalho Psicológico concomitante: LINK
Espero Ter Ajudado!
Você encontrou esse capítulo, porque pesquisado por: Como ficar mais Criativo na Empresa e Inteligente – Criatividade no Trabalho – Criar / Criação na Carreira Profissional.