Como encontrar um Namorado-Namorada – Bacellart Psicólogo USP

Como encontrar um Namorado-Namorada

     É muito bonito e desejável um romance, por isso sempre me perguntam ‘Como encontrar um Namorado-Namorada‘, no sentido de viver um “conto de fadas possível”. De certa forma é normal desejarmos que o universo conspire a nosso favor, a tal “realidade nua e crua” é muito dura!

     Mesmo que já tenhamos uma boa maturidade, uma de nossas potencialidades é o transcender, imaginar, fantasiar, então é normal “viajarmos nas ideias”. Veja a seguinte frase: “se eu ganhasse na loteria eu faria…”, já escutei de muitas pessoas isso, inclusive já pensei também.

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP –  O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

Mas essa fantasia é perigosa…

     Sim, todos nós sabemos disso, estou propondo um acordo conosco mesmo, do quanto pode ser possível manter a esperança em encontrar um amor saudável, com as dificuldades inerentes a esse processo,

     Aqui, no amor romântico, esse ideal me parece que tem um destaque especial, pois é comum escutar o desejo que ocorra de forma mágica,

    Fantasias para repensar: como quando se diz “quando para de procurar – encontra” (geralmente temos mais sucesso de encontrar algo quando procurarmos mais), “o tempo se encarrega de resolver” (talvez ele não se encarregue… ou o tempo pode resolver demorar anos…).

     Não é bem vista a ideia de Como encontrar um Namorado-Namorada de uma forma planejada, como quando se faz para se conseguir um bom emprego, ou mesmo ter filhos. Veja artigo encontrar amor.. Mas no meu entender isso pode ajudar.

Quem sabe se conseguirmos nos projetar como os galhos de uma árvore, mas com as raízes firmes e alimentadas?!…

     Parece que se houver uma estratégia prática para o amor romântico, quebra-se o encanto dele. Queremos que seja como no início filme Closer (veja vídeo abaixo).

     Nessa ‘sequência’ (conjunto de cenas), vemos dois lindos atores, que tem um encontro mágico, isso permeia o nosso imaginário, é alimentado pelas mídias e nós mesmos, ou melhor, “há uma con-fusão” do que é nosso autêntico e do que nós absorvemos em nossa vida “de fora”.

 

Como encontrar um Namorado-Namorada:

 

A Tríade Lotérica como nomeio –

Algo como ganhar na loteria do amor; pois sempre mencionarem que a resolução dos problemas viria em ganhar na megasena:

1. Grande Resultado, 2. Rápido, 3. Sem Esforço.

Minha proposta para encontrar um amor:

1. Resultado muito bom, 2. Precisará um bom tempo, 3. Com Muito Esforço.

 

     Podemos conciliar esperança com existência – Fantasia com possibilidades factíveis – Cuidado com a tríade lotérica inclusive para outras situações da existência.

Desejar ganhar na loteria do amor não é uma atitude madura.

Artigo Relacionado: Encontrar Amor 1ªptCrescimento no Amor

 


Vamos ajudar doando conhecimento?  

Como encontrar um Namorado-Namorada

Você encontrou esse artigo, pois procurou por: Como encontrar um Namorado-Namorada.

Bacellart Psicólogo do Amor da USP

Abordagem: Fenomenologia existencial (Heidegger) e simpatia pela Psicanálise do amadurecimento de Winnicott. Se necessário, orientação comportamental de terapia breve.

Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Especialista em depressão, casamento e namoro.

Consultório Av. Paulista, Jardins, Cerqueira César, Bela Vista, Jardim Paulista. Metrô Consolação ou Masp/Trianon.

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.