Bullying e Autoestima – Bacellart Psicólogo USP Terapia
julho 8, 2022
Bullying e Autoestima
Molestar/intimidar, analisarei sob o ponto de vista de uma tortura que perdura por anos e com frequência.
Bullying e Autoestima: o “famoso” bullying escolar, pode acontecer até pior; se for em casa com os pais, irmãos e outros familiares; além de com “amigos” que se convive. Quando o bullying é feito em casa numa criança, o terror desta é muito maior do que na escola; visto que o bullying ocorre todos os dias do ano, em todos os momentos que lá estiver e desde mais cedo do que na escola; e isso tem forte influência na autoestima.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Todos analisandos que eu tive que sofreram bullying, tiveram afetada fundamentalmente sua autoestima. O sentir-se, ver-se, entender-se, passa a ficar menor em relação aos outros. Resumidamente (confira minha entrevista e artigo sobre autoestima), a pessoa passa então a ficar com receio de se expôr, com receio de julgamentos, tentando agradar aos outros e fazer tudo da melhor forma possível, para ter mais chances de ser bem aceita.
Imagine o clássico exemplo de uma criança que sempre recebe críticas em casa por tudo que faz; vai à escola, tenta conquistar a melhor nota nas disciplinas e escuta em tom crítico “nove não é dez”, “não fez mais que a obrigação”, “quero ver ano que vem”, “tirou dez mas o guarda-roupa não está bem arrumado, que adianta?”. Naturalmente esse bullying vai afetar profundamente uma criança em fase de formação de seu EU, inclusive pré e adolescência.
Bullying e Autoestima, a formação da identidade:
A questão que quero ressaltar, é que a criança ou até o adolescente; não dispõe de uma boa estrutura emocional para defender-se do bullying. Por diariamente sentir-se, escutar, sofrer ofensas, com o passar do tempo vai-se absorvendo a crítica, por exemplo “preguiçosa”, até o ponto de racionalmente a pessoa verdadeiramente acreditar nisso. Até mesmo se uma menina era obesa na pré-adolescência, cresceu, emagreceu e é muito bonita, ainda carrega essa sensação de si mesma; sua autoestima, seu valor pessoal, como se vê perante a vida.
Uma criança não tem a maturidade, que frente a uma situação de bullying se manifestar da seguinte forma: “Caro colega, você está me maltratando e não pode fazer isso, se continuar com isso, serei obrigada a reportar a direção da escola”; ou pensar consigo mesma: “que pena que você tem essa opinião preconceituosa e mesquinha a meu respeito por não representar o padrão de beleza bem visto atualmente”. Esse é o grande problema, a criança absorve profundamente o que a recriminaram e, passar a pensar somente coisas ruins a seu respeito, não acreditando que tenha pontos bons.
Assim na formação de seu EU/personalidade, sua autoestima não se desenvolve em nível saudável; levando-a a se sentir aquém, em autoestima baixa.
Reconhecer todo esse processo é muito importante para o desenvolvimento de quem foi molestado durante anos, sobretudo em casa.
Artigos Relacionados: baixa autoestima
Bacellart Psicólogo Presencial e Online, Brasileiro.
Abordagem – dependendo do analisando (paciente): amadurecimento (Winnicott) – Terapia Cognitiva Comportamental Positiva (TCC-P) – ou Fenomenologia Existencial (os sentidos do existir).
Desenvolvimento Profissional Terapêutico, meu método de uma mescla de ‘TCC com psicologia do amadurecimento’.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e do Amor.
Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).
Consultório Av. Paulista 2001, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP. São Paulo SP Brasil.
Entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R.
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Notredame, Cassi, BB, Caixa.
[…] Artigos relacionados: O que é autoestima – Bullying e autoestima […]
[…] Artigos Relacionados: O que é Autoestima – Baixa Autoestima e Depressão – Bullying e Autoestima […]