Bipolar Tratamento com Psiquiatra e com Bacellart Psicólogo

Bipolar Tratamento com Psiquiatra.

     Bipolar Tratamento com Psiquiatra: A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) está promovendo uma campanha para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado do transtorno bipolar, uma doença que afeta de 3% a 8% da população, segundo diferentes estudos.

     A iniciativa faz parte de um programa de educação continuada da ABP contra o estigma e preconceito em relação a pacientes com transtornos mentais. Inclui a distribuição de material educativo sobre a doença para pacientes e familiares e programa de educação médica continuada. A campanha tem apoio da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, da Associação Brasileira de Amigos e Parentes de Pacientes de Transtorno Bipolar (Abrata) e dos laboratórios Abbott.

     O transtorno bipolar é uma doença que se caracteriza pela alternância de fases de hiperexcitabilidade e agitação com períodos de profunda tristeza e depressão. É crônica, mas, como o diabetes e a hipertensão arterial, pode ser tratada e controlada.

     Na maioria dos vezes, manifesta-se inicialmente na adolescência (60% dos casos aparecem antes dos 20 anos de idade), mas pode ocorrer em qualquer idade. É um dos três distúrbios mentais mais comuns (as outras são esquizofrenia e depressão) e é a sexta principal causa de falta ao trabalho.

— Precisamos identificar e tratar pessoas com transtorno bipolar, para que tenham uma vida normal e produtiva. Isso significa não apenas tratar o paciente adequadamente, mas também combater o estigma e preconceito contra as pessoas portadoras de transtornos que afetam a mente, e reintegrá-los à sociedade — defende Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

     A maioria dos pacientes também alterna episódios de agitação e euforia com períodos (que podem durar vários dias ou até semanas) de profunda tristeza, desânimo, sensação de vazio, perda de interesse em atividades ou assuntos que normalmente provocariam prazer.

     Sensação prolongada de cansaço, mudanças nos hábitos alimentares e de padrão de sono e pensamentos suicidas e de morte também estão entre as manifestações — cerca de 25% das pessoas que tentam o suicídio, e 4% das que se suicidam de fato, sofrem de transtorno bipolar. Entre os pacientes tratados, o índice cai para cerca de 10%.

Bipolar Tratamento com Psiquiatra.

Os principais sinais e sintomas do transtorno bipolar são:

  • Sentimento de êxtase, júbilo
  • Irritação e agitação
  • Pensamento e fala rápida
  • Distrair-se facilmente
  • Desejo de envolver-se em vários projetos ao mesmo tempo
  • Insônia ou pouca necessidade de sono
  • Comportamento impulsivo e de risco, como sexo por impulso e sem proteção
  • Julgamento prejudicado
  • Agressividade e hostilidade

Bipolar Tratamento com Psiquiatra.

Para mais informações, acesse www.abp.org.br.

Você encontrou esse artigo, pois procurou por: Bipolar Tratamento com Psiquiatra.