BBB Verdade? Análise do Big Brother Brasil Psicologia

     BBB Verdade? Análise do Big Brother Brasil Psicologia

     BBB Verdade? Artigo reproduzindo profissionais que analisaram de perto o programa Big Brother Brasil, matéria do Jornal Extra-Globo; o que deve motivar tanto aos televisivos dedicarem o seu tempo com esse programa: Embalados pelo tema “Vida real”, os confinados do “Big Brother Brasil”, muitas vezes, passam longe de reproduzir no programa os comportamentos que vivem aqui fora. Tanto que bastaram algumas espiadinhas para a mãe de Andressa, participante da atual edição, dizer que não reconhecia mais a filha, após a moça engatar um romance com Nasser mesmo sendo noiva de outro há nove anos. Capaz de provocar alterações psicológicas, o isolamento é o principal fator que leva os brothers se revelarem diferentes diante das câmeras.

     Segundo a psicóloga cognitivo-comportamental Mara Lúcia Madureira, o confinamento pode causar desorganização mental, tédio e até surtos psicóticos. Mas as mudanças comportamentais de Andressa estão mais relacionadas ao fato de a paranaense ter se visto longe da observação dos pais e, portanto, liberada para ousar.

— Os pais nem sempre têm conhecimento do que os filhos aprontam na vida extra-familiar — explica Mara.

      Para o psicanalista Luiz Alberto Py, pela rapidez com que Andressa se envolveu com Nasser, o noivado dela já não devia estar bem quando o “BBB” começou:

— Dá impressão de falta de estrutura no relacionamento. Ela teve muito pouco tempo para ficar carente. E se estivesse, poderia abraçar um amigo — opina.

     Ainda que mudanças de comportamento sejam inegáveis e, alguns brothers tentem parecer alheios às câmeras, Mara Lúcia Madureira diz que a consciência de estar sendo vigiado é constante:

— Não há como ignorar tal fato — diz a psicóloga.

     Atitudes dentro da casa que diferem das da realidade se devem também ao exibicionismo e o narcicismo, segundo Mara:

— Pessoas que se inscrevem em programas televisivos desejam, além do grande prêmio financeiro, se tornar conhecidas publicamente.

BBB Verdade? – Público ama histórias

     Um formato de reality show que já se esgotou em outros países; o “Big Brother” chegou à 13 edição no Brasil ainda fazendo sucesso. A simpatia do público pelo programa, seus personagens e tramas e assemelha à paixão por novelas e seriados.

— O compromisso de acompanhar histórias diárias é talvez, a forma de entretenimento mais apreciada pela cultura das massas, afirma Mara Lúcia Madureira.

     Se o confinamento provoca alterações comportamentais em quem se submete a ele, a volta para o mundo real tende a ser mais desastrosa em termos psicológicos.

— Quem sai do programa vê sua vida invadida e devassada aqui fora, explica o psicanalista Luiz Alberto Py; que atendeu participantes das três primeiras edições do “BBB”, quando eles eram eliminados da casa.

     Enquanto uns se consagram como mocinhos, outros se tornam vilões e despertam o ódio dos espectadores.

— Quanto mais acentuada a personalidade narcísica ou exibicionista; menor a capacidade crítica de avaliar o impacto do comportamento sobre os outros. Por isso, alguns são odiados por participantes e pelo público — completa Mara Lúcia Madeira.

A reprodução do texto – Terapeutas analisam efeito psicológico do confinamento vivido dentro do ‘BBB’, do Jornal Extra-Globo, me motivou a iniciar artigos sobre esse programa de TV, rankeado como de maior audiência no Brasil, assim chamei o texto de: BBB Verdade? Análise do Big Brother Brasil Psicologia.

Link da reportagem

BBB Verdade? Análise do Big Brother Brasil Psicologia

Bacellart Psicólogo USP Terapia.

Consultório Av. Paulista, Jardins, Bela Vista, Jardim Paulista. Metrô Consolação, Masp, Brigadeiro.

Envie sua avaliação