Autoconhecimento e Psicoterapia – Bacellart Psicólogo USP

Autoconhecimento e Psicoterapia

     Autoconhecimento e psicoterapia, é a proposta fundamental com o desenvolvimento no trabalho com psicólogo. Apesar dessa palavra ‘psicoterapia’, ela nem sempre é terapia no sentido de apenas se sentir melhor, como uma massagem; o processo de psicoterapia precisa trabalhar com conteúdos nossos difíceis de mexer, mas importantes para nosso desenvolvimento emocional. Fazendo um paralelo tosco, na academia de ginástica, nos estudos de pós graduação, no desenvolvimento profissional e numa relação saudável com qualquer pessoa, é também algo difícil e trabalhosos, mas que fazemos porque, além de não estar bom como queremos, sempre desejamos algo melhor. Somente não queremos nos desenvolver quando estamos em depressão ou outra situação que abale nossa esperança.

© Copyright – Bacellart USP Psicólogo – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

Autoconhecimento e Psicoterapia

     É essencial para o fortalecimento do indivíduo, em todas situações da vida, com quem quer que ele precise lidar; autoconhecimento e psicoterapia. Pois é através dele que questões de nossa vida, como as citadas acima, relacionamentos amorosos, decisões profissionais, sentido de vida e outras; vão se reconfigurar e sempre em evolução devido à nossa intimidade conosco mesmo; e mudanças de opiniões segundo mudanças dos acontecimentos.

    Um exemplo comum e triste que se apresenta no consultório, é a pessoa que está sofrendo pelo seu casamento/relação, que dura anos. Se a pessoa, desde o início da relação, tivesse claro, através de um bom autoconhecimento, como se é; o que realmente é importante para si, o que tem como objetivos, teria feito escolha amorosa mais compatível, além de ter desenvolvido pontos de sua personalidade que estavam deficitários e comprometem uma relacionamento saudável.

Estar em contato consigo mesmo:

     Não se conhecer bem, não ter essa intimidade consigo mesmo, é algo normal. Por mais que a pessoa consiga suportar uma boa autocritica construtiva; por mais que não seja tão diluída na mundaneidade da vida e consiga uma boa autenticidade, não é possível ela “sair de si mesma” e realizar uma boa e profunda análise psicológica. Por isso que para ser um bom psicólogo clínico, o mais importante é ter se desenvolvido bem em uma psicoterapia que trabalhou seus pontos não tão amadurecidos e, clareado globalmente seu eu. Mesmo psicólogos experientes, quando diante de alguma questão difícil, recorrem a ajuda de algum colega.

     Procure entender o grande valor do autoconhecimento, mesmo que você procure um psicólogo pelo momento difícil para, por exemplo, uma depressão ou um relacionamento amoroso, não há como se desenvolver sem se conhecer melhor. Muitas vezes é o principal.

Bacellart Psicólogo

Abordagem: Psicoterapia fenomenologia existencial (Heidegger) e simpatia pela Psicanálise do amadurecimento de Winnicott. Se necessário, orientação comportamental de terapia breve.

Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Especialista em depressão, casamento e namoro.

Consultório Av. Paulista, Jardins, Cerqueira César, Bela Vista, Jardim Paulista. Metrô Consolação ou Masp/Trianon.

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal. autoconhecimento e psicoterapia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *