Antidepressivo como saber se precisa – Bacellart Psicólogo USP

Antidepressivo como saber se precisa

– vale a pena tomar antidepressivo?

     Continuação do texto   . Muitas pessoas se perguntam a necessidade de medicação para depressão. Inicialmente, por vezes; o indivíduo fica apavorado com a possibilidade de estar depressivo; por conseguinte, ser indicado o uso de remédio, e imaginando os piores efeitos colaterais, bem como dependência eterna; e que perderá sua personalidade. Este artigo; antidepressivo como saber se precisa, é para continuar sanando essas dúvidas e preconceitos.

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

Terapia com psicólogo, a psicoterapia não cuida “apenas” da depressão; mas sobretudo da personalidade:

Caso o indivíduo procure psicoterapia, aqui podemos dar um foco para esse momento difícil, contudo, como ter questões de sua personalidade para serem fortalecidos para lidar melhor com esse momento, a terapia será um momento importante para que a pessoa desenvolva as questões que tiveram interferências no seu amadurecimento, se conhecer melhor e desenvolver-se em todas as áreas de seu existir. Quando em ‘luto’, conseguir elaborar a perda do sonho/objetivo torna-se fundamental para a retomada de um novo sentido na vida. Responsabilidade/culpa e depressão: Uma pessoa com menor maturidade será inclinada a responsabilizar os outros e a vida pelos problemas; ou o oposto, culpar-se exageradamente. Independente de um momento depressivo, a pessoa tenderá a ter, no mínimo, mais momentos de tristeza e de queixa.

Conseguir fazer terapia com psicólogo:

     Uma pessoa depressiva, ao cuidar-se em psicoterapia (com psicólogo clínico), só pelo fato de iniciar o seu desenvolvimento, já é um grande passo. Se uma das características básicas da depressão é estar sem esperança, o início da psicoterapia tem esse valor de sinalizar que um mínimo de esperança ainda resta na pessoa, visto que se busca sua melhora, e como é um cuidado que exige um tempo longo (alguns meses), o fato da pessoa continuar, indica que ela conta com um futuro melhor, um futuro que apesar de incerto, ela abre as possibilidades de fortalecimento e bem estar.

     Um psicólogo precisa observar o quanto de acolhimento, paciência e força tem nesse momento delicado do analisando. O quanto sente que realmente pode ajudar aquela pessoa que perdeu sentidos da vida, que duvida de tudo, que está murchando; e precisa confiar em nós.

     Eu parabenizo quem procura terapia nesse momento tão difícil da vida; e, se necessário for, aceitar de bom grado, tomar, durante a depressão, sanar sua dúvida de ‘antidepressivo como saber se precisa’.

Antidepressivo como saber se precisa – 

vale a pena tomar antidepressivo?

     É sempre importante, caso precise de medicação; que a aceite de braços abertos, acreditado que será ajudado; além disso, será acompanhado de perto pelo psicólogo e terá retornos mensais com o psiquiatra ou outro médico que prescreveu o antidepressivo.

Por favor, não sofra devido à preconceitos; o cérebro é um órgão como outro qualquer.

Início do artigo: Remédio Depressão:

Bacellart Psicólogo

Abordagem: Fenomenologia existencial (heidegger) e Psicanalista do amadurecimento de Winnicott. Se necessário, orientação comportamental de terapia breve e coach/coaching desenvolvimento profissional, pessoal e do amor.

Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).

Especialista em depressão, desenvolvimento profissional, casamento e namoro.

Consultório Av. Paulista, Jardins, Cerqueira César, Bela Vista, Jardim Paulista, jardins. Metrô Consolação ou Masp/Trianon.

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.

Antidepressivo como saber se precisa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *